“Cadê o sistema paese?”, diz Datena sobre falta de operação dos ônibus

Datena cobrou ao vivo o funcionamento do Paese: "Cadê o Paese?", reclamou o apresentador

Da redação

As equipes do Brasil Urgente mostraram a falta de funcionamento do sistema Paese, no auxílio dos passageiros da linha 9-Esmeralda. O trecho teve problemas e ficou sem operar desde às 14h30 desta terça-feira. São Paulo vive um dia de caos por conta da paralisação do Metrô e da CPTM. 

As categorias, junto com a Sabesp, cruzaram os braços contra a privatização das empresas. O apresentador José Luiz Datena se revoltou com o tema e chamou a atenção do prefeito de São Paulo.

“São 2h30 minutos cronometrados sem sistema Paese. Oh prefeito, vamos acordar prefeito! O senhor tem uma cidade para dirigir! Cadê o sistema paese? É dinheiro nosso, que paga o sistema paese, o povão ficar esperando 2 horas e 8 minutos”, esbravejou o apresentador.

Após a reclamação ao vivo, os ônibus do Paese apareceram para auxiliar os passageiros da linha 9.

O que é o sistema Paese?

A sigla Paese quer dizer Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência. Seu objetivo é oferecer transporte a passageiros dos sistemas de transporte quando eles apresentarem algum tipo de interrupção na operação. Isso inclui falhas técnicas no Metrô e paralisações em linhas de ônibus, por exemplo.

O acionamento do Paese pode se dar em um caráter emergencial, quando há uma falha, ou programado, quando há uma operação prevista, por exemplo.

O sistema Paese funciona somente no município de São Paulo. No entanto, como ele atende algumas linhas da CPTM, também pode ser estendido para além do limite geográfico da capital em alguns casos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.