A linha de transmissão da Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, pegou fogo na tarde desta terça-feira (3), em São Paulo. Devido a isso, a circulação de trens entre as estações Morumbi e Osasco foi paralisada, informou a concessionária.
A Band teve acesso a um vídeo que mostra a fumaça e pequenas explosões, semelhantes a um curto-circuito, nos cabos elétricos.
A falha ocorre no mesmo dia em que linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo estão paralisadas devido à greve dos metroviários e ferroviários contrários ao plano de concessões e privatizações do governo estadual.
Hoje, apenas as linhas concedidas à iniciativa privada operam normalmente. São elas: Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda. Servidores da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) também aderiram à greve.
No transporte público, a Justiça determinou a manutenção do transporte sobre trilhos em 100% nos horários de pico e 80% nos demais períodos, mas o governo alega que a ordem não foi cumprida pelos grevistas.
Já os grevistas dizem que sugeriram que os trens e metrôs funcionassem com catraca livre ao longo do dia em troca da paralisação, mas o pedido não foi acatado.
Nota da ViaMobilidade
São Paulo, 3 de outubro de 2023 – Devido à falha no sistema elétrico, às 13h58, a circulação dos trens entre as estações Morumbi e Osasco, da Linha 9-Esmeralda, está paralisada. Ônibus do sistema PAESE foram acionados para atender o trecho. Entre as estações Mendes-Vila Natal e Morumbi a operação está normal. Os passageiros estão sendo orientados pelos AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) nos trens e estações. Técnicos da ViaMobilidade atuam para apurar as causas da falha e para normalizar a operação.