Brasil inicia distribuição de vacinas contra Covid-19 para todos os estados

Vacinação já acontece pelo Brasil

Da Redação, com Jornal da Band

O barulho das turbinas das aeronaves marcou está segunda-feira (18). Quase 6 milhões de doses da Coronavac começaram a ser distribuídas para os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

As vacinas produzidas pelo laboratório chinês Sinovac foram entregues pelo Instituto Butantan. Uma cerimônia simbólica para a distribuição foi realizada no centro de logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Governadores e autoridades da saúde também estiveram presentes no ato, que aconteceu um dia depois do governo paulista iniciar a vacinação no país, imunizando cerca de 100 profissionais de saúde.

A distribuição das vacinas nesta primeira fase do plano nacional de imunização é proporcional à quantidade de pessoas dos grupos de risco em cada estado.

A Região Sul vai receber mais de 750 mil doses. Na Região Sudeste são mais de 2,5 milhões de vacinas, enquanto para o Centro-Oeste serão enviadas pouco mais de 500.700. Os Estados do Nordeste irão receber cerca de 1,4 milhão, e os da região Norte, 708 mil.

Como são necessárias duas doses, com esse primeiro lote será possível imunizar 3 milhões de brasileiros, cerca de 1,5% da população.

Vacinação em São Paulo

Em São Paulo, foram montados 30 pontos de vacinação ao lado do Hospital Das Clínicas. Por enquanto, a vacinação é restrita a um número menor de pessoas. A partir desta terça-feira (18) serão vacinando mais pessoas que também trabalham na linha de frente de combate ao novo coronavírus. 

A primeira a receber a vacina nesta segunda-feira foi uma enfermeira. Juliana Campana trabalha há 13 anos no HC. Ela estava de férias mas interrompeu a folga para atuar como voluntária na vacinação.

“Foi um privilégio muito grande, uma emoção que eu não sei nem te descrever, porque nossa esperança chegou”, disse a enfermeira.

A vacinação foi aberta o último domingo (17) com a primeira dose dada na enfermeira Mônica Calazans, da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Além dela, mais 111 pessoas foram imunizadas no mesmo dia. Nesta primeira semana serão 30 mil doses na capital e mais 30 mil no interior.

É importante ressaltar que, mesmo com o início da aplicação da vacina, não é para a população relaxar com as medidas de segurança, como distanciamento social ou uso de máscara.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.