Jamil Chade: Brasil estuda conceder vistos humanitários para afegãos

Governo brasileiro assinou uma declaração com outros 18 países externando preocupação com os direitos humanos após volta do Talibã ao poder

Jamil Chade, do BandNews TV

O Brasil poderá anunciar uma iniciativa para acolher afegãos em situação de extrema vulnerabilidade. A informação exclusiva é do colunista do BandNews TV Jamil Chade.

Segundo fontes do Itamaraty, o governo federal considera conceder uma espécie de visto humanitário para um número limitado de refugiados, ainda não determinado.

O governo brasileiro assinou uma declaração conjunta com outros 18 países, entre eles países da União Europeia, Estados Unidos e Canadá, onde é externada uma preocupação principalmente com a situação de mulheres e meninas do Afeganistão após a retomada do poder por parte do Talibã.

Países com influência na região, como Rússia e China, não estão entre os signatários.

Antes da sinalização do Itamaraty, a bancada do PSOL na Câmara dos deputados já havia enviado requerimento ao Itamaraty para a concessão dos vistos humanitários.

Outros governos já haviam indicado estar dispostos a receber alguns dos refugiados, como Uganda, que vai abrir suas fronteiras para 2 mil afegãos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.