A revolução do 5G está cada vez mais próxima, mas enfrenta desafios. Um deles, é o número de antenas necessárias para a implementação da nova tecnologia. Em São Paulo, será preciso ampliar a rede em até 10 vezes. Atualmente, há uma antena para cada 1.700 habitantes.
Para acelerar a ampliação da rede de antenas no estado, o governo paulista enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei Conecta SP, que pretende padronizar a lei das antenas em todos os municípios.
“Esta lei inédita no nosso estado nos apoiará na padronização da lei das antenas em todos os municípios, para que possamos implementar a mesma metodologia no estado inteiro”, disse Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.
A ideia é que o projeto possa ser colocado em prática, junto a ampliação da rede, a partir do ano que vem. Ao todo, esse mercado deve movimentar R$ 266 bilhões em todo o estado até 2025.
“Não podemos ter nenhuma resistência à tecnologia, temos que abraçar a tecnologia porque ela vai tornar as nossas práticas melhores”, disse o governador João Doria.
Até julho do ano que vem, o 5G deve estar ativo em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. Esse é o prazo definido pela Anatel. Já para as cidades com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029.