O uso de máscaras em academias, piscinas, centros de treinamento, de condicionamento físico e pistas de patinação não é mais obrigatório para as pessoas com o esquema vacinal completo. A medida foi publicada e assinada pelo prefeito Eduardo Paes, na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (17).
Segundo o decreto, o acesso e a utilização de máscara é facultativo, ou seja, fica à cargo da pessoa decidir se quer usar o equipamento, desde que apresentem o comprovante de vacinação. As pessoas entre 15 e 59 anos devem ter as duas doses da vacina ou a dose única, e as pessoas com mais de 60 anos a dose de reforço.
A medida foi publicada cinco dias após a Prefeitura do Rio decidir manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e nos transportes públicos.
A decisão, na ocasião, partiu do prefeito Eduardo Paes. Ele disse que contrariou o Comitê Científico, que havia liberado a flexibilização quando a cidade atingisse 75% da população total vacinada com as duas doses, para passar aos cariocas a mensagem de que a pandemia não acabou.