O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, informou nesta terça-feira (7) que declarou estado de emergência nas 10 regiões mais afetadas pelo terremoto de magnitude 7.8, que matou pelo menos cinco mil pessoas, mas a Organização Mundial da Saúde diz que o número pode chegar a 20 mil.
“Declaramos nossas 10 províncias onde ocorreu o terremoto como zonas de desastre efetivas na vida em geral”, informou o presidente em publicação nas redes sociais.
“A fim de garantir que as atividades de busca e salvamento e os trabalhos subsequentes possam ser realizados rapidamente, decidimos declarar Estado de Emergência por três meses em 10 províncias, de acordo com o Artigo 119 da Constituição”, acrescentou.
As mesquitas da Turquia estão com as portas abertas para receber pessoas que estão desabrigadas, porém muitos não têm para onde ir. A estimativa é de que 15 milhões de turcos foram afetados diretamente pelo sismo. Ao somar com a Síria, os números podem chegar a 23 milhões de pessoas.
Ajuda de outros países
Mais de 50 países já manifestaram que vão oferecer ajuda para auxiliar no resgate das vítimas e na reconstrução da Turquia e da Síria. Por exemplo, a França enviou um avião com mais de 100 soldados que vão ajudar nas buscas.