Pesquisa aponta que 71% dos brasileiros não utilizam protetor solar

Protetor solar é um item indispensável, não só para os cuidados com a pele, mas para a saúde como um todo

Por Norah Lapertosa

Segundo uma pesquisa do Instituto de Cosmetologia de Campinas, 71% dos brasileiros não usam protetor solar todos os dias. O filtro solar é um item indispensável, não só para os cuidados com a pele, mas para a saúde como um todo. 

Para que a exposição ao sol não se torne um problema, o protetor solar é fundamental. “Evita o envelhecimento, queimaduras. Quando tem a exposição solar constante sem o uso de proteção pode ativar doenças que são estimuladas, desencadeadas com o sol, como rosácea, lúpus e também pode ter um efeito cumulativo que pode levar ao câncer de pele”, declarou a dermatologista Caroline Pereira. 

Apesar de ser altamente recomendado por dermatologistas, o protetor solar é um produto caro e um dos motivos disso é a classificação pela Anvisa como dermocosmético, um meio termo entre um cosmético e um medicamento, o que aumenta sua carga tributária. 

O mercado oferece muitas opções de fatores de proteção, além formatos variados como gel, creme, spray ou cápsula. E é difícil saber qual escolher, quando e como usar.

“O protetor solar também deve ser usado em dias nublados, que também tem raios UVA e UVB. Lembrando sempre de passar por trás da orelha. Os pacientes que são carecas tem que passar no couro cabeludo”, pontuou a dermatologista. 

Onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um novo alerta para o aumento da intensidade da onda de calor que atinge o Brasil. Previsão sob aviso de “grande perigo” deve durar até o próximo domingo (24).

A onda de calor atinge os estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, a temperatura pode ficar 5ºC acima da média para o período. 

Ao ficar exposto às altas temperaturas, o corpo humano tenta se refrescar. Porém, caso o corpo não consiga, o organismo pode chegar a exaustão devido o calor e causar sintomas como: tontura, dor de cabeça, transpiração excessiva e fadiga, além de possível insolação e golpe de calor. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.