Segundo uma pesquisa do Instituto de Cosmetologia de Campinas, 71% dos brasileiros não usam protetor solar todos os dias. O filtro solar é um item indispensável, não só para os cuidados com a pele, mas para a saúde como um todo.
Para que a exposição ao sol não se torne um problema, o protetor solar é fundamental. “Evita o envelhecimento, queimaduras. Quando tem a exposição solar constante sem o uso de proteção pode ativar doenças que são estimuladas, desencadeadas com o sol, como rosácea, lúpus e também pode ter um efeito cumulativo que pode levar ao câncer de pele”, declarou a dermatologista Caroline Pereira.
Apesar de ser altamente recomendado por dermatologistas, o protetor solar é um produto caro e um dos motivos disso é a classificação pela Anvisa como dermocosmético, um meio termo entre um cosmético e um medicamento, o que aumenta sua carga tributária.
O mercado oferece muitas opções de fatores de proteção, além formatos variados como gel, creme, spray ou cápsula. E é difícil saber qual escolher, quando e como usar.
“O protetor solar também deve ser usado em dias nublados, que também tem raios UVA e UVB. Lembrando sempre de passar por trás da orelha. Os pacientes que são carecas tem que passar no couro cabeludo”, pontuou a dermatologista.
Onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um novo alerta para o aumento da intensidade da onda de calor que atinge o Brasil. Previsão sob aviso de “grande perigo” deve durar até o próximo domingo (24).
A onda de calor atinge os estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, a temperatura pode ficar 5ºC acima da média para o período.
Ao ficar exposto às altas temperaturas, o corpo humano tenta se refrescar. Porém, caso o corpo não consiga, o organismo pode chegar a exaustão devido o calor e causar sintomas como: tontura, dor de cabeça, transpiração excessiva e fadiga, além de possível insolação e golpe de calor.
O Band.com.br explicou o que é insolação e golpe de calor, sintomas e o que fazer em caso de ser afetado por esses efeitos do calor extremo. Além disso, no link poderá ver quais são os cuidados necessários para amenizar os impactos das altas temperaturas.