Insolação e golpe de calor: saiba como se proteger das altas temperaturas

Onda de calor deve atingir o país até o próximo domingo (24). As altas temperaturas podem causar sintomas como: tontura, dor de cabeça e fadiga e, também, levar a morte

Da Redação, com informações da DW

Insolação e golpe de calor: saiba como se proteger das altas temperaturas
Calor
Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um novo alerta para o aumento da intensidade da onda de calor que atinge o Brasil. Previsão sob aviso de “grande perigo” deve durar até o próximo domingo (24).

A onda de calor atinge os estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, a temperatura pode ficar 5ºC acima da média para o período. 

Ao ficar exposto às altas temperaturas, o corpo humano tenta se refrescar. Porém, caso o corpo não consiga, o organismo pode chegar a exaustão devido o calor e causar sintomas como: tontura, dor de cabeça, transpiração excessiva e fadiga, além de possível insolação e golpe de calor. 

O Band.com.br explica o que é insolação e golpe de calor, sintomas e o que fazer em caso de ser afetado por esses efeitos do calor extremo. Além disso, veja quais são os cuidados necessários para amenizar os impactos das altas temperaturas. 

Insolação

Muito sol na região da cabeça e do pescoço pode causar insolação. As meninges e o tecido cerebral ficam irritados com o superaquecimento e pode ocorrer a chamada meningite asséptica, uma inflamação das meninges que não é causada por bactérias.

Dor de cabeça é geralmente o primeiro sintoma. A pessoa atingida fica com a cabeça quente e vermelha, o pescoço dói, podem ocorrer cansaço, náuseas e vômitos, também tonturas. A temperatura corporal de um paciente com insolação geralmente não é elevada, mas baixa.

O que fazer em caso de insolação?

Quem é afetado por insolação deve ser imediatamente levado para um ambiente fresco e deitado de costas, para que possa se recuperar o mais rapidamente possível. A cabeça e a parte superior do corpo devem ficar um pouco mais elevadas.

Toalhas frias e molhadas ajudam a resfriar áreas do corpo como o pescoço. Além disso, estando consciente, o paciente deve beber muito, para que o equilíbrio hídrico volte ao nível normal. Segundo especialistas, a transpiração excessiva pode levar a uma perda adicional de líquidos de até dois litros em dias muito quentes.

Até que os sintomas desapareçam, é recomendado permanecer deitado. Importante: em casos mais graves podem ocorrer vômitos intensos, confusão mental ou até perda de consciência. Aí um médico deve ser consultado, também para evitar que a insolação progrida para um golpe de calor.

Golpe de calor

Além da exposição ao sol que pode causar insolação, quem se esforça muito em ambientes quentes pode até sofrer o chamado “golpe de calor”, que é mais perigoso. 

Devido à alta temperatura externa, o corpo absorve mais calor do que consegue liberar. A temperatura corporal pode subir para 41ºC em apenas 10 ou 15 minutos. Esse superaquecimento agudo desencadeia uma resposta inflamatória em todo o corpo.

O sistema de regulação da temperatura corporal pode ser desativado, por exemplo, com a produção de suor falhando e o corpo acumulando calor. Um golpe de calor pode ser fatal. 

Os sintomas possíveis incluem problemas de consciência, dores de cabeça, tonturas e sonolência, além de convulsões, vômitos, diarreia e baixa pressão arterial. Um golpe de calor se desenvolve entre uma e seis horas e pode acarretar morte em menos de 24 horas, se não forem tomadas medidas.

Em idosos, portadores de doenças crônicas e crianças, o golpe de calor geralmente ocorre devido à combinação de altas temperaturas e grave deficiência de líquidos e eletrólitos. Em adultos saudáveis, esforço físico excessivo, como prática esportiva ou trabalho ao ar livre, geralmente é a causa.

O que fazer no caso de golpe de calor?

Aos primeiros sinais, deve-se chamar o serviço de emergência. O corpo deve ser resfriado o mais rapidamente possível, o paciente transferido para um local fresco e, se possível, ingerir líquidos. Roupas supérfluas devem ser retiradas.

Se a pessoa estiver inconsciente, mas respirando normalmente, deve ser colocada em posição lateral de segurança até a chegada do serviço de emergência. A respiração e a consciência devem ser verificadas regularmente. Se a respiração não é normal, é preciso iniciar medidas de reanimação.

Como evitar a insolação e o golpe de calor?

A melhor forma de evitar a insolação ou o golpe de calor é óbvia: não pegar sol demais, proteger a cabeça com um chapéu claro, pois cores claras refletem calor, evitar a exposição ao calor extremo e beber bastante água.

Qualquer pessoa está sujeita a sofrer os impactos do calor. Porém, crianças, idosos, pessoas acamadas, doentes crônicos e gestantes são vulneráveis. Algumas medidas podem aliviar e evitar as complicações:

- Beber mais água e líquidos. O ideal é ingerir um copo de água por hora ou 2 a 3 litros por dia;

- Se refrescar com lenços úmidos, spray ou panos molhados no rosto;

- Procure ficar em locais frescos, com sombra;

- Evite praticar exercícios físicos nos horários mais quentes;

- Use roupas leve;

- Verifique com frequência o estado de saúde de idosos acima de 65 anos, especialmente aqueles com doença cardíaca, problemas pulmonares e nos rins;

- Em caso de mal-estar intenso, procure um médico.

Inscreva-se nos canais da Band no WhatsApp

A Band está presente com oito canais na nova funcionalidade do WhatsApp que permite o compartilhamento em massa de notícias e vídeos para seus usuários:

Band JornalismoEsporte na BandBand EntretêBand.com.brBandplayRádio BandeirantesRádio BandNews FM e BandTV. Para se inscrever, é só clicar nos nomes aqui mencionados.