Pais esperam sanção do governador de SP para obter remédio à base de cannabis

Assembleia legislativa do estado aprovou projeto de lei que possibilita distribuição do medicamento pelo SUS

Por Adriel Trevizolli

Pais esperam sanção do governador de SP para obter remédio à base de cannabis
Reprodução/Canva

Os pais de Jimi aguardam pela sanção do futuro governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para obter um remédio à base de cannabis, nome técnico da maconha. O pequeno, diagnosticado com um tipo de autismo que o impedia de falar, faz o tratamento com óleo canábico e em pouco tempo, o resultado apareceu. 

“Para nossa surpresa, 18 dias depois, ele começou a falar. Logo descobrimos que ele já sabia ler, então foi uma cascata de coisas positivas assim que ele fez o tratamento”, disse o radialista Diego Pelloso, pai de Jimi. Apesar da eficácia, o valor do medicamento é alto e o casal precisou entrar com um pedido na Justiça para conseguir o remédio pelo Estado. 

A publicitária Camila Monte Blanco explica que só o medicamento custa R$ 2 mil. “Com as terapias, o montante vai até R$ 10 mil, então fica pesado de manter”, explica. Mas recentemente, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei que possibilita a distribuição do remédio pelo SUS, tornando-o mais barato e acessível. O projeto segue para sanção do governador. 

Para a médica especialista em endocanabinologia, Paula Dall'stella, a cannabis é positiva para o tratamento de diversas doenças. “Há vários aspectos favoráveis do medicamento, em doenças como depressão, ansiedade, na área da oncologia, pediatria, síndromes raras…então a função mais importante da lei é dar o acesso a uma gama de pacientes que não teriam a oportunidade de fazer o tratamento”, analisa. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.