Lava do vulcão nas Ilhas Canárias chega ao mar

Após nove dias desde a erupção, lava do vulcão das Ilhas Canárias, na Espanha, chega ao mar

Felipe Kieling, no Bora Brasil

Após nove dias desde a erupção, a lava do vulcão Cumbre Vieja das Ilhas Canárias, na Espanha, chegou ao mar. A temperatura da lava, de 1.250 graus Celsius, ao entrar em contato com a temperatura média do oceano de 23 graus pode produzir explosões e gases. Os gases podem irritar os olhos, a pele e as vias respiratórias. 

As autoridades recomendam que as pessoas fiquem em casa com portas e janelas fechadas. Inclusive um lockdown foi decretado nas regiões mais próximas ao Oceano Atlântico. Há o risco de desmoronamentos de falésias, por conta das explosões do contato da lava com a água do mar. 

Especialistas afirmam que as atividades vulcânicas podem ficar ativas por até 3 meses. A última erupção em La Palma foi em 1971, com duração de 25 dias. Em 1585 foram 84 dias. 

Desta vez, em dez dias, 600 casas foram destruídas, seis mil moradores estão em abrigos temporários e 15% da plantação de banana, importante para economia local, totalmente devastada.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.