O Cumbre Vieja está entrando numa nova fase de erupções. Com as novas explosões, o cume do vulcão desabou, lançando uma coluna de fumaça. As cinzas se espalharam e o aeroporto de Las Palmas, uma das ilhas do arquipélago das Canarias, foi fechado neste sábado (25).
Centenas de pessoas formaram filas no terminal de balsas para deixar a cidade. a lava deixa um rastro de destruição, um drama que está longe de acabar.
“A estimativa é de que ele fique ativo durante alguns meses, cerca de três a quatro meses. Dentro dessa área tem poder destrutivo muito grande por conta das lavas, que correm de maneira continua em direção ao mar e vão eliminando o que tem pela frente”, explica Pedro Côrtes, geólogo.
Mais de seis mil pessoas tiveram que deixar suas casas, desde que o vulcão entrou em atividade pela primeira vez em 50 anos. Não há mortos ou feridos. Os moradores da ilha, que vivem da agricultura, pesca e do turismo já se preocupam com os efeitos econômicos. “Não saio para pescar há uma semana. Encontro meus amigos na rua e começamos a chorar”, conta um morador local.