Febre maculosa: São Paulo registra oito mortes em 2023

Instituto Adolfo Lutz confirmou a morte de uma adolescente de 16 anos por febre maculosa. A jovem havia sido internada em Campinas e o caso era tratado como suspeito

Da Redação

Febre maculosa: São Paulo registra sete mortes em 2023
Agência Brasil

O Instituto Adolfo Lutz confirmou a morte de uma adolescente de 16 anos por febre maculosa. A jovem havia sido internada em Campinas e o caso era tratado como suspeito. As amostras biológicas da jovem estavam em análise desde a última terça-feira (13). Com a confirmação, foram registrados 16 casos com oito óbitos em São Paulo.

A adolescente estava na fazenda Santa Margarida no dia 27 de maio, onde outras três pessoas, incluindo a dentista Mariana Giordano e o piloto Douglas Costa, foram contaminadas e morreram. O local ficará fechado pelos próximos 30 dias

Em nota, a pasta alerta para que as pessoas que estiveram na fazenda Santa Margarida no período de 27 de maio a 11 de junho e apresentarem febre, dores ou manchas avermelhadas, procure atendimento médico e informe que esteve na região. 

Doença 

A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato. Entre junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta (o ciclo de vida do carrapato inclui as seguintes fases: ovo - larva - ninfa e adulto). 

Ele precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas para haver transmissão da doença. Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos.

É importante salientar que não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra. O carrapato-estrela não é encontrado geralmente em animais de grande porte (bois, cavalos, entre outros), mas sim em cães, aves domésticas, gambás, coelhos e especialmente, nas capivaras.

Além da fazenda onde os eventos foram realizados, as regiões com maior frequência de casos são as de Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba. O período de incubação da febre maculosa é de 2 a 14 dias. Portanto, é importante considerar as exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas. 

Cuidados

Mesmo que a febre maculosa seja grave e com alta letalidade, é possível reduzir significativamente o risco de contrair a doença. Verificar com frequência se há algum carrapato preso ao seu corpo, usar roupas claras com manga longa, calça comprida e calçado fechado são algumas medidas efetivas para a proteção contra o carrapato transmissor.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.