Um formato diferente de cafeteria está fazendo sucesso na cidade de São Paulo. A Cat Café oferece boa gastronomia, um bom café e até adoção de gatos.
Em um ambiente que dá até para fazer reuniões, a empresária Sabrina Rocha conta que a ideia é a pessoa ir até o local, tomar café e ainda proporcionar contato com os gatos, para estimular a adoção dos animais.
“Eles são lindos, muito fofos, são gatinhos muito dóceis”, comenta a cliente da cafeteria.
Em outra cafeteria da cidade, os gatos ficam em um mezanino, onde há nichos e prateleiras para que possam aproveitar o ambiente. Os animais são monitorados por um staff. “Tem alguns espaços para os gatos possam entrar e caso não queiram contato com o ser humano eles podem ir para um local onde só eles têm acesso”, diz o empresário Lucas Rosa.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30 milhões de animais estão abandonados no Brasil, sendo que 10 milhões são gatos. Outra pesquisa aponta que durante o período de isolamento social, o número de adoções cresceu 30%, mas com as flexibilizações da pandemia os pets perderam esse destaque, que resultou em aumento no número de abandonos e devoluções de animais para abrigos.
Iniciativas das cafeterias com gatos estão resgatando o espírito da adoção. “Gato é uma delícia, é uma diversão, super carinhoso e parceiro”, finaliza a cliente.