Bombeiros pegam covid-19 durante resgates na Bahia

Tropa teve 19 infectados, que terão que voltar ao Rio de Janeiro

Da Redação

Bahia ainda está recuperando das tempestades
Foto: Divulgação

Bombeiros que estavam trabalhando em resgates e reconstruções na Bahia, após as fortes chuvas da última semana, pegaram covid-19. Ao todo 19 agentes se infectaram e terão que voltar pro Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Vitória da Conquista.

Houve uma solicitação para a SMS fazer uma avaliação de alguns profissionais que apresentavam síndrome gripal. Um farmacêutico testou 12 pessoas inicialmente, sendo que 9 positivaram para covid.

Considerando os contatos e  interação da tropa, em ação conjunta, foram feitos testes em todos os que estavam no alojamento do Corpo de Bombeiros - o que totalizou 19 casos positivos.

Todos estão em isolamento, foram avaliados por médicos e já estão em tratamento.

Neste segunda-feira (3) será realizada uma nova coleta, desta vez para o exame RT-PCR, nos demais que não tiveram diagnóstico, considerando a janela imunológica.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ramona Pereira, a SMS e o NRE estão monitorando e avaliando a situação diariamente. “Aqueles que não apresentaram sinais e sintomas e não tiveram teste positivo foram deslocados para um hotel na cidade para não serem acometidos pela doença”, explicou Ramona.

Dados atualizados

A Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia) atualizou os números referentes à população atingida pelas enchentes. Não houve grandes alterações em comparação com o dia anterior.  

Atualmente são 32.594 desabrigados, 57.451 desalojados, 25 mortos e 517 feridos. O número total de atingidos chega a 661.508 pessoas.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 165 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 153 estão com decreto de situação de emergência.

As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2) e Ubaitaba (1).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.