Jair Bolsonaro, atual presidente da República, nomeou nesta quarta-feira (28) o novo comandante do Exército. Em decreto publicado no Diário Oficial e assinado tanto por Bolsonaro quanto pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o presidente nomeou Júlio Cesar de Arruda, indicado pelo futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Arruda irá assumir o cargo interinamente a partir de sexta-feira (30). Ele assume o lugar de Marco Antônio Freire Gomes. Além do General do Exército, o Almirante Marcos Olsen, da Marinha e o Brigadeiro Marcelo Damasceno, da Aeronáutica, comandarão as outras duas Forças Armadas.
Os três nomes foram indicados por Lula, mas apenas a troca do chefe do Exército foi formalizada antecipadamente. A troca seria estratégica e sem viés político. Segundo José Múcio, futuro ministro da Defesa, os comandos serão os mesmos e a troca será tranquila e internamente.
Por mais que não haja o viés político, a movimentação pode ajudar a desmobilizar grupos acampados em frente a quartéis pelo Distrito Federal e em Brasília.