O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, remarcaram para esta semana a reunião que teriam na sexta-feira (9) com os futuros chefes das Forças Armadas.
O encontro foi cancelado porque Monteiro decidiu se reunir com o atual ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio de Oliveira, antes de encontrar com os futuros comandantes.
Ao confirmar na sexta-feira o nome de Monteiro na Defesa, Lula não citou os próximos comandantes. O futuro ministro, porém, afirmou que seguiu o critério de antiguidade para escolher os comandantes das Forças Armadas.
Com isso, os novos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica serão, respectivamente, general Júlio César de Arruda, almirante Marcos Olsen e o tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno.
Na reunião desta semana, Lula afirmou que deseja discutir “o futuro do País” com os oficiais-generais apontados por ele.
O presidente eleito disse que nos oito anos em que foi presidente manteve boa relação com as Forças Armadas. Ele afirmou que caberá a Monteiro formalizar os nomes dos comandantes e destacou que não admitirá politização do meio militar. Segundo Lula, não é papel das Forças Armadas tratar de política.
Em 2018, o então presidente eleito Jair Bolsonaro teve o seu primeiro encontro com os militares escolhidos para o comando das três Forças Armadas 25 dias após ser eleito. Duas semanas antes já havia se reunido com o então ministro da Defesa, general Silva e Luna (que em seu governo virou presidente da Petrobras e foi demitido depois).
Lula ainda não encontrou com o atual ministro da Defesa, general Paulo Sergio Nogueira. A reunião com os novos comandantes das Forças Armadas ocorre mais de 40 dias após ser eleito.
A data e horário da reunião ainda não foram confirmados.
Nomes
O general Júlio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia do Exército, deve ser o novo comandante do Exército. Na Aeronáutica vai ser o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. E na Marinha o almirante Marcos Sampaio.
O comandante do Estado-maior das Forças Armadas deve ser o almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.
Os novos comandantes das Forças Armadas devem substituir o almirante Almir Garnier Santos (Marinha); o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior (FAB) e general Marcos Antônio Freire Gomes (Exército). Eles tomaram posse em abril de 2021, depois que os antecessores rejeitaram maior alinhamento político ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e deixaram os cargos.
- Exército - general Júlio Cesar de Arruda
- Marinha - almirante Marcos Sampaio
- Aeronáutica - tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno
- Comandante do Estado-maior das Forças Armadas - almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.