O presidente Jair Bolsonaro (PL) discursa na abertura da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) na manhã desta terça-feira (20). O evento, com a presença de diversos líderes mundiais, deverá focar na guerra na Ucrânia, meio ambiente e democracia.
Bolsonaro deve usar o evento internacional para afirmar a melhora da economia brasileira. O presidente também pode falar sobre ações de governo brasileiro, como o combate à pandemia de covid-19, investimentos, preço dos combustíveis e meio ambiente.
O próprio Bolsonaro, candidato à reeleição, e aliados usam o evento nas redes sociais como instrumento de campanha. O presidente retorna ao Brasil na madrugada desta quarta feira (21).
Além do discurso, Bolsonaro também deve se reunir com o presidente do Equador, Guillermo Lasso.
Tradicionalmente, o presidente brasileiro é o primeiro chefe de Estado a discursar. Antes dele, fala o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente da Assembleia Geral, Csaba Korösi. O terceiro a falar é o presidente dos Estados Unidos. Nesta edição, Joe Biden não falará na abertura do evento devido à agenda no funeral da rainha Elizabeth II.