O Band Eleições desta segunda-feira (19) discutiu o atual cenário da disputa pela presidência da República. O programa recebeu os cientistas políticos Fernando Schüler e Antonio Lavareda. A apresentação foi de Eduardo Oinegue. O jornalista Fernando Mitre completou a bancada.
Na avaliação do cientista político Fernando Schüler as pesquisas de intenção de voto na disputa pela presidência da República mostram uma estabilidade
“As pesquisas, no agregado, elas vem mostrando um dado muito estável. O que é estável na pesquisa? Rejeição ao governo é alta. Rejeição é difícil de mexer, porque é uma opinião consolidada. Essa campanha já iniciou com um alto índice de pessoas decididas. Todas as simulações, todos os levantamentos, mostram que a distância que projeta para o segundo turno tem um alargamento da distância do Lula para o Bolsonaro. O Bolsonaro tem um problema para o segundo turno. Ele tem um problema de rejeição, de desaprovação do governo e faz uma campanha apostando na sua base”, Explicou.
Para o também cientista político Antonio Lavareda, o aumento no valor do Auxílio Brasil serviu para manter Bolsonaro (PL) competitivo na disputa presidencial.
"O Auxílio Brasil turbinado evitou uma sangria das intenções de voto do presidente na reta final. No mínimo, o Auxilio Brasil turbinado serviu para manter a competitividade de Jair Bolsonaro até os instantes finais da eleição", explicou.