Biden diz que Putin fracassou em tentativa de dividir a Otan

Presidente dos EUA está na Polônia desde sexta-feira (25) para tratar de guerra na Ucrânia

Da Redação, com BandNews TV

Em visita à Polônia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste sábado (26) que a Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte) está cada vez mais unida e que um plano do presidente da Rússia Vladmir Putin de dividir a organização fracassou. 

Biden pediu que a Otan permaneça "absoluta e completamente unida, sem separações", em meio à guerra na Ucrânia. 

"Levamos o artigo quinto como um compromisso sério, vital", disse Biden, citando o trecho do tratado do bloco. 

O acordo diz que, em caso de um membro ser atacado, todos se unirão em resposta.

"Putin tentou separar o Ocidente e o Oriente (membros da Otan dos dois lados), mas ele não está conseguindo fazê-lo", acrescentou. "É importante que permaneçamos juntos, que estejamos em contato constante para sabermos como devemos proceder em relação ao que os russos estão fazendo", finalizou, em discurso ao lado do presidente polonês, Andrzej Duda.

Biden está em Polônia desde a madrugada (horário de Brasília) de sexta, após ter participado de uma cúpula da Otan e de outros encontros com líderes da UE (União Europeia), em Bruxelas, na Bélgica. 

Neste sábado, o presidente americano encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e com o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov. 

Segundo ele, foram discutidos os “esforços para reunir o mundo em apoio à Ucrânia e a significativa assistência militar e humanitária que os Estados Unidos estão fornecendo”.

Neste sábado faz 31 dias que a Rússia deu início a uma invasão militar contra a Ucrânia. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.