No Afeganistão, um jogador de futebol, de apenas 19 anos, foi identificado nesta quinta-feira (19) como um dos mortos no aeroporto de Cabul.
Zaki Anwari tentou fugir do país agarrado a um avião militar americano C-17 logo depois de o Talibã assumir o poder do país. Não ficou claro se o jovem morreu ao cair da aeronave ou se ficou preso na roda do avião.
As cenas de duas pessoas caindo de aviões militares que retiravam pessoas da capital afegã viralizaram na internet, mostrando o temor de pessoas que se opõem ao regime do grupo extremista e o caos em Cabul.
O atleta tinha passagens pela seleção afegã de base.
Na segunda-feira, o Comitê Paralímpico Afegão disse que os dois paratletas de sua nação não poderão comparecer aos Jogos que se iniciam no dia 24 de agosto em Tóquio. Zakia Khudadadi, do taekwondo, e o praticante de atletismo Hossain Rasouli deveriam ter chegado à capital japonesa nesta terça-feira, mas não conseguiram voos.
Talibã muda o tom e declara Emirado Islâmico do Afeganistão
O Talibã declarou nesta quinta-feira (19) que o Afeganistão passou a ser Emirado Islâmico do Afeganistão. O grupo extremista adotou o mesmo nome de 1996, quando também assumiu o poder do país.
Vídeo: Talibã muda o nome do país; entenda
Um dos principais comandantes do grupo, Waheedullah Hashimi afirmou que não haverá escolha de líderes no país. O Afeganistão será governado por um conselho que vai seguir a Sharia, a lei islâmica segundo a interpretação do grupo extremista.
Após a declaração, protestos foram registrados na capital Cabul e nas cidades de Jalalabad, Asadabad e na província Paktia. Os atos foram reprimidos com violência por parte do Talibã e houve o registro de mortes.
Na terça-feira (17), o Talibã tinha feito um discurso foi moderado, pregando anistia a opositores e mantendo alguns direitos de mulheres. Porém, ações recentes apontam para uma mudança de tom.
Vídeo: Mães afegãs entregam bebês para tropas estrangeiras; assista