Ativistas são presos após colocarem faixas na casa do premiê do Reino Unido

Manifestação é contra a política favorável à exploração de petróleo e gás adotado pelo primeiro-ministro

Da redação com BandNewsTV

Ativistas são presos após colocarem faixas na casa do premiê do Reino Unido
Greenpeace/Handout via REUTERS

Quatro ativistas do Greenpeace foram presos nesta quinta-feira (3), após protesto na mansão particular do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, em North Yorkshire, na Inglaterra. A manifestação era para criticar a política favorável à exploração de petróleo e gás adotado pelo premiê.

Os ativistas usaram escadas, panos, cordas e faixas. Eles subiram no telhado da propriedade e cobriram a fachada da residência com um tecido preto. Na parte da entrada da casa, os manifestantes abriram um cartaz com a frase: “Rishi Sunak – lucro do petróleo ou nosso futuro? ”

Greenpeace/Handout via REUTERS

O primeiro-ministro e a família não estavam em casa, no momento do protesto. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, Sunak e a família estão de férias na Califórnia. A polícia local informou que estava administrando a situação, após ser acionada.

Greenpeace/Handout via REUTERS

A manifestação acontece em meio a uma grande polêmica no país. O governo deu luz verde para 100 novas licenças de exploração de campos de petróleo e gás ao mesmo tempo em que garante estar comprometido com a preservação ambiental. Críticos dizem que essa medida vai contra a meta de atingir a chamada neutralidade de carbono até 2050.

Para o “The Guardian”, o Greenpeace disse que o protesto tinha como objetivo impedir que o premiê aprovasse Rosebank, o maior campo de petróleo e gás não desenvolvido no Mar do Norte, cujas operações seriam suficientes para exceder os orçamentos de carbono do Reino Unido.

Greenpeace/Handout via REUTERS

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.