O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está em Londres, no Reino Unido, e encontrou-se com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak e com o rei Charles III. Guerra na Ucrânia e mudança climática foram os principais temas abordados nas reuniões.
O líder norte-americano está na Europa para participar da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta terça-feira (11), em Vilna, na Lituânia.
O presidente norte-americano foi recebido em uma cerimônia militar pelo monarca. A portas fechadas, os dois líderes conversaram sobre a relação bilateral e pautas ligadas às mudanças climáticas. O enviado especial para o clima do governo americano, John Kerry, estava na comitiva em visita ao Palácio.
“O rei e o presidente juntaram-se aos participantes do Fórum de Mobilização Financeira Climática, que ocorreu no início do dia. O Fórum reuniu líderes financeiros e filantrópicos do Reino Unido e dos EUA para fortalecer seus compromissos com a ação climática em mercados emergentes e economias em desenvolvimento. Os líderes foram informados sobre as conclusões das discussões”, disse a família real em comunicado.
O rei Charles tem sido um defensor ativo das questões climáticas nos últimos 50 anos. Em 2021, foi uma grande presença na Cop 26 em Glasgow, onde pressionou os líderes mundiais a trabalharem juntos para salvar o planeta.
Antes do encontro com o monarca, Biden se reuniu com o premiê Rishi Sunak. Os líderes revisaram os preparativos para a próxima cúpula da Otan. Segundo a Casa Branca, os líderes reafirmaram o “apoio inabalável” à Ucrânia e discutiram a Declaração do Atlântico sobre a parceria econômica que lançaram em junho. “incluindo os próximos passos para alcançar os principais resultados nos próximos meses".