O deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, vai retirar sua pré-candidatura ao governo de São Paulo após um áudio com falas machistas e sexistas ter viralizado. A decisão foi comunicada através das redes sociais do parlamentar.
“Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas”, disse Do Val.
“Não tenho compromisso com o erro, por isso, entrei em contato com a presidente do PODEMOS, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo. Faço isso por entender que nesse momento delicado da política nacional é necessário preservar o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam na construção de uma terceira via. O projeto não merece que as minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo", completou.
Áudio vazado
Na última sexta-feira, 4, um áudio em que Arthur diz que as "mulheres ucranianas são fáceis, porque são pobres" foi revelado pelo portal Metrópoles. Hoje mais cedo, ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, de volta da Ucrânia, onde disse estar em missão humanitária, o deputado afirmou que sua fala estava errada.
"O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação. A impressão que está passando aqui é que cheguei lá, tinha um monte de gente… Pelo amor de Deus, não é isso. Nem poderia fazer isso. Inclusive, nos áudios, eu falo, ainda que de modo jocoso, em modo informal, falo que não tive tempo para fazer absolutamente nada além da missão. Não tive tempo de tomar banho.”
“Eu fui para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz, e a impressão que passou é que eu fui fazer outra coisa. Se as pessoas quiserem me julgar pelo o que eu falei, as pessoas têm esse direito. Só peço que entendam o contexto. Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão e saiu. Outra coisa é o Arthur que já tinha saúde e mandou um áudio em um grupo privado, com os amigos dele, de forma errada, descabida. Não foi a melhor das posturas, é nítido aquilo. Mas é um áudio privado."