O presidente Jair Bolsonaro (PL) assiste, na manhã desta quinta-feira (7), ao desfile cívico-militar comemorativo ao bicentenário da Independência do Brasil ao lado do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo. Recentemente, ambos se envolveram em polêmica porque o líder português visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além de Rebelo (lado esquerdo), a primeira-dama Michelle Bolsonaro ficou do lado direito do presidente brasileiro. Compondo o cenário, estavam ministros de Estado e outras autoridades.
A polêmica entre Bolsonaro e Rebelo se deu porque, em julho, em passagem pelo Brasil, o português deveria encontrar o brasileiro após encontro com o ex-presidente Lula. O fato causou desconforto e, a pedido do próprio governo brasileiro, a reunião entre os dois chefes de Estado foi cancelada.
Galeria de Fotos
Veja fotos da cerimônia do bicentenário da Independência em Brasília 1/6
Desfile com Michelle e crianças
Antes do encontro com Rebelo, Bolsonaro desfilou no carro presidencial com a esposa e crianças. O evento acontece na capital federal após dois anos sem celebrações por conta da pandemia. O esquema de segurança foi reforçado. Além dos militares das Forças Armadas, participaram, também, estudantes de colégios militares.
Por volta das 9h30, iniciou-se uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. Ainda estão previstos shows de bandas militares das Forças Armadas e polícias federais e estaduais.
Celebração no Rio de Janeiro
Após discursar para apoiadores, em Brasília, por volta de 11h30, segundo apurou a Band, Bolsonaro viaja ao Rio de Janeiro, onde participa da solenidade em Copacabana.
No Rio de Janeiro, a cerimônia comemorativa do bicentenário começa às 13h. A solenidade contará com show aéreo da Esquadrilha CEU, apresentação de bandas dos Fuzileiros Navais, 1º Batalhão de Guardas, Força Aérea e Polícia Militar. Também haverá demonstração de salto com paraquedistas.
Às 16h, o horário aproximado da proclamação de independência, a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana executarão salvas de 21 tiros em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil.