Começou, em Brasília, a celebração do bicentenário da Independência do Brasil com a presença do presidente Jair Bolsonaro no desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios. No carro presidencial, também estavam a primeira-dama Michelle Bolsonaro e crianças.
O evento acontece na capital federal após dois anos sem celebrações por conta da pandemia. O esquema de segurança foi reforçado. Além dos militares das Forças Armadas, participaram, também, estudantes de colégios militares.
Celebração no Rio
Após o desfile desta manhã, às 11h30, Bolsonaro deve discursará. Em seguida, viaja ao Rio de Janeiro, onde participa da solenidade em Copacabana.
No Rio de Janeiro, a cerimônia comemorativa do bicentenário começa às 13h. A solenidade contará com show aéreo da Esquadrilha CEU, apresentação de bandas dos Fuzileiros Navais, 1º Batalhão de Guardas, Força Aérea e Polícia Militar. Também haverá demonstração de salto com paraquedistas.
Às 16h, o horário aproximado da proclamação de independência, a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana executarão salvas de 21 tiros em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil.