Alckmin, Haddad e França lideram disputa para o governo de São Paulo

Este é o primeiro cenário apontado pela pesquisa Datafolha publicada neste fim de semana

Da Redação

Alckmin, Haddad e França lideram cenários de pesquisa Datafolha
Agência Brasil e Reprodução/Facebook

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e os ex-governadores Márcio França (PSB) e Geraldo Alckmin (sem partido) são os principais nomes na disputa para o governo do Estado de São Paulo, de acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha publicada nesse sábado (18).

No cenário apontado pelos entrevistados, Alckmin lidera a pesquisa om 28% das intenções de voto para ocupar o lugar do governador João Doria (PSDB), seguido por Haddad (19%), França (13%) e Guilherme Boulos (10%), do PSOL.

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas (sem partido), que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro, aparece com 5% das intenções de voto, seguido por Arthur do Val (2%), do Patriota. Vinicius Poit (Novo) e Abraham Weintraub (sem partido) aparecem ambos com 1%.

Brancos e nulos somam 16% e 4% não opinaram. Este cenário não incluiu o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) porque, quando a pesquisa foi realizada, Alckmin ainda estava no PSDB e o instituto não opõe dois nomes da mesma sigla. 

Em um segundo possível cenário, com o ex-governador fora da corrida, Haddad lidera a disputa. Nessas condições, o ex-prefeito petista lidera com 28% das intenções de voto, acima dos 23% registrados há três meses. Já França permanece com 19% e Boulos cai para 11%.

Tarcísio teria 7% das intenções de voto do eleitorado paulista, a frente de Garcia (6%), Arthur do Val (3%), Weintraub (1%) e Poit (1%). Votos brancos e nulos seriam 21% e 4% não souberam responder.

O Datafolha testou ainda um terceiro cenário, simulando Alckmin e Haddad fora da disputa, supondo que o ex-prefeito concorra ao Senado. França assume a posição de liderança, com 28% das intenções de voto e Boulos cresce para 18%. 

Tarcísio (9%) empata tecnicamente com Garcia (8%), a frente de Arthur do Val (4%), Weintraub (2%) e Poit (1%). Brancos e nulos somam 25% e 5% não quiseram responder. A pesquisa do Datafolha ouviu 2.034 eleitores de 13 a 16 de dezembro, em 70 municípios de São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.