Mycael, de 18 anos, foi uma das surpresas da convocação da Seleção Brasileira. O goleiro do Athletico foi lembrado por Ramon Menezes, treinador interino que comandará o Brasil no amistoso contra Marrocos, em 25 de março, enquanto a CBF busca um substituto para Tite.
Natural de Porto Velho (Rondônia), o goleiro chegou ao Furacão em 2018, com 14 anos. Ele é considerado uma das promessas para a posição e tem diversas convocações nas categorias de base da Seleção Brasileira (sub-15, sub-16, sub-17 e sub-20).
Mycael iniciou no futebol aos 10 anos, quando o pai Moisés Ferreira o colocou em uma escolinha de futebol. O plano inicial era ser lateral-esquerdo, mas o garoto colocou as luvas por obra do destino. Na ausência do goleiro da equipe juvenil, ele foi para o gol, defendeu um pênalti e mudou oficialmente de posição.
Mycael, que tem contrato com o Furacão até março de 2027, assinou o primeiro vínculo profissional quando completou 16 anos. Recentemente, ele foi campeão sul-americano sub-20 com boa atuação. O goleiro defendeu pênaltis e foi um dos líderes da equipe campeã treinada justamente por Ramon Menezes.
Promovido ao time principal do Athletico
Em boa fase, Mycael foi promovido ao time principal do Athletico em 2023. Ele disputa com Léo Linck, também formado no clube, a vaga de segundo goleiro. Bento é o dono da posição atualmente.
A presença de Mycael na Seleção Brasileira mostra como o CT do Caju, do Athletico, é hoje um dos principais formadores de goleiros do futebol nacional. Neto (Bournemouth), Guilherme (Lokomotiv Moscou), Santos (Flamengo) e Bento (titular do Furacão) são alguns exemplos. Weverton, do Palmeiras, que esteve na Copa e foi convocado por Ramon, também cresceu bastante jogando em Curitiba.