O técnico interino da seleção brasileira, Ramon Menezes, realizou a primeira convocação após a Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Após mais de seis anos sob o comando de Tite, a equipe inicia um novo ciclo com o amistoso contra o Marrocos, que será realizado em 25 de março, na cidade de Tânger, no norte do país africano.
Entre as novidades na seleção estão os jogadores do Palmeiras, Raphael Veiga e Rony, ambos com 27 anos e que já eram pedidos pelos torcedores em convocações passadas.
O volante Andrey Santos, do Vasco, e o atacante Vitor Roque, do Athletico Paranaense, foram campeões do torneio sul-americano sub-20, no último mês e apareceram pela primeira vez na lista da seleção principal.
Neymar não foi convocado pois trata uma lesão no tornozelo direito. Ele se machucou há 12 dias e já começou o tratamento no Paris Saint-Germain, time da capital francesa, mas sem prazo para o retorno aos gramados. O médico da seleção, Rodrigo Lasmar, afirmou que o camisa 10 “não terá condições clínicas” de participar da partida contra o Marrocos.
Lista de convocados:
Goleiros: Ederson (Manchester City-ING), Mycael (Athletico-PR), Weverton (Palmeiras).
Laterais: Laterais: Arthur (América-MG), Emerson Royal (Tottenham-ING), Alex Telles (Sevilla-ESP) e Renan Lodi (Nottingham Forest-ING).
Zagueiros: Ibañez (Roma-ITA), Militão (Real Madrid-ING), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Robert Renan (Zenit-RUS).
Meio-campistas: André (Fluminense), Andrey (Vasco), Casemiro (Manchester United-ING), João Gomes (Wolverhampton-ING), Paquetá (West Ham-ING), Raphael Veiga (Palmeiras).
Atacantes: Antony (Manchester United-ING), Richarlison (Tottenham-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Rony (Palmeiras), Vinicius Junior (Real Madrid-ESP) e Vitor Roque (Athletico-PR).
Após a divulgação dos nomes, Ramon Menezes afirmou que, dos 23 convocados para o primeiro amistoso de 2023, 11 atletas fizeram parte do grupo que participou da Copa no Catar e cinco foram campeões do Sul-Americano sub-20. Outros nove nomes foram convocados pela primeira vez. Oito jogadores atuam no Brasil.
Uma das principais prioridades da Confederação Brasileira de Futebol é promover a renovação da seleção. Para isso, a lista tem oito atletas com idade olímpica e uma média de idade de 24 anos.