UFC

UFC Vegas 82: Tubarão vence com estrangulamento em noite discreta de brasileiros

Card preliminar do evento contou com cinco brasileiros, mas só Joanderson Brito "Tubarão" e Rafael Estevam "Macapá" venceram

Gabriel Luccas

Tubarão golpeia Jonathan Pearce no UFC Vegas 82
Tubarão golpeia Jonathan Pearce no UFC Vegas 82
Chris Unger/Zuffa LLC

O brasileiro Joanderson Brito "Tubarão" roubou a cena no card preliminar do UFC Vegas 82, nos Estados Unidos, ao derrotar Jonathan Pearce por nocaute, com um estrangulamento espetacular, e encerrar uma sequência de cinco vitórias do rival desta noite (sábado, 18).

A luta do peso-pena esteve bastante equilibrada, com pequena vantagem para Pearce por derrubar Tubarão no segundo round. No entanto, o brasileiro soube se defender bem, e não titubeou ao ter a possibilidade de encaixar um triângulo de mão que definiu o vencedor.

Empolgado com o feito, Joanderson arrancou o short e o arremessou para longe, e deu um show à parte na entrevista. "Ele (Pearce) quis fazer umas gracinhas, mas aqui é o Brasil, p***!". Na sequência, ainda cobrou reconhecimento do Ultimate, além de soltar alguns palavrões em inglês. "É impossível esses caras não me darem o bônus esta noite", finalizou.

O brasileiro agora soma 16 vitórias, 3 derrotas e 1 empate na carreira, e atinge o quarto triunfo consecutivo no UFC.

Rafael Macapá também vence
Na luta que abriu o evento, Rafael Estevam "Macapá", de 27 anos, estreou no UFC e manteve a invencibilidade na carreira ao derrotar o norte-americano Charles Johnson por decisão unânime. O brasileiro mostrou melhor desenvoltura desde o início e, no segundo round, quase finalizou o rival com um mata-leão. No round decisivo apenas administrou a vantagem. Agora, Rafael soma 12 vitórias.

Árbitro encerra luta e decisão beneficia brasileiro
No combate mais controverso da noite, Nikolas "Iron" Motta foi amplamente dominado pelo-norte americano Trey "Samurai Ghost" Ogden, mas o duelo acabou sem resultado. No terceiro round, o brasileiro ficou preso em um katagame do rival e foi beneficiado pela leitura errada do árbitro de que ele havia apagado. Com o encerramento precoce da luta não houve vencedor, e a decisão desagradou aos dois lutadores.

Derrotas no card preliminar  
Em disputa pelos pesados, Caio Machado fez uma luta equilibrada com o inglês Mick Parkin, mas acabou derrotado por decisão unânime. Pelo peso-leve, Lucas Alexander foi nocauteado no primeiro round pelo indonésio Jeka Saragih, após se desequilibrar e sofrer duro golpe que o "desmontou" no octógono.

UFC Austin
A próxima edição do UFC acontece em Austin, nos Estados Unidos, no próximo dia 2 de dezembro (sábado). O norte-americano Beneil Dariush e o armênio Arman Tsarukyan farão o combate principal, pelo peso-leve. O Brasil será representado por Deiveson Figueiredo, que vai enfrentar Rob Font no card principal, além de Joaquim Silva, Melquizael Costa, Rodolfo Bellato e Wellington Turman, que lutam no card preliminar do evento marcado para o Moody Center.

Tópicos relacionados