Felipe dos Santos, o "Lipe Detona", abriu a participação dos brasileiros no UFC México neste sábado (24), na Cidade do México, com uma vitória apertada. Pelo card preliminar, ele superou Victor Altamirano no peso-mosca (até 56,7 Kg) por decisão dividida, após ser derrubado diversas vezes ao longo dos três rounds. O resultado revoltou o público, que vaiou fortemente a decisão contra o lutador da casa.
Na entrevista no octógono, Lipe evitou polemizar. "Quero agradecer a todos vocês. Hoje cheguei e conquistei o meu sonho. México, amo vocês. Estou aqui para provar para o mundo que sou um dos gigantes", disse o vencedor, com certo constrangimento.
Polêmicas à parte, a luta de hoje serviu para reforçar o prestígio de Lipe com o primeiro triunfo no UFC. Na estreia no Ultimate, em setembro do ano passado, o brasileiro foi derrotado por Manel Kape, mas deixou boa impressão. Após aceitar o desafio às vésperas, sem preparação adequada, equilibrou os três rounds contra o favorito e recebeu bônus de luta da noite.
Primeiro alagoano a lutar no UFC, Lipe tem agora um cartel de 8 vitórias e uma derrota, e se credencia como uma das promessas na categoria.
UFC Vegas 87
O UFC volta aos Estados Unidos no próximo sábado (2). Jairzinho Rozenstruik, do Suriname, enfrenta Shamil Gaziev, do Bahrein, na luta principal em Las Vegas. Outro destaque é o combate entre o brasileiro Vitor Petrino e o australiano Tyson Pedro, pelos meio-pesados, no segundo duelo mais importante da noite. A participação verde e amarela no card preliminar fica com Claudio Ribeiro, que encara o inglês Leroy Duncan, e Vinicius Oliveira, que terá o francês Yanis Ghemmouri pela frente.