No co-main event do UFC 298, na madrugada deste domingo (18), na Califórnia (EUA), o australiano Robert Whittaker, terceiro colocado da categoria peso-médio (84 Kg), venceu o brasileiro Paulo “Borrachinha” Costa, sexto colocado, por decisão unânime.
Whittaker, ex-campeão dos médios, começou a luta com bastante movimentação e conectou boas combinações em Borrachinha. Nos últimos segundos do primeiro round, o brasileiro acertou um chute rodado na cabeça do australiano, que sentiu o golpe e foi salvo pelo gongo.
Robert conseguiu se recuperar no intervalo e voltou para o segundo round focado. O australiano controlou a distância e anulou o jogo do rival com um contra-golpe preciso, até o fim do duelo.
Paulo Borrachinha não lutava desde agosto de 2022, mês em que venceu o norte-americano Luke Rockhold, por decisão unânime, no UFC 278. Ano passado, uma infecção no cotovelo tirou o brasileiro de ação durante todo o ano de 2023
Agora, o australiano está muito próximo de disputar o cinturão da categoria dos médios, que tem como detentor o sul-africano Dricus du Plessis.
Whittaker e Plessis já se enfrentaram em julho de 2023, no UFC 290. Dricus nocauteou o australiano no segundo round.
UFC MÉXICO
No próximo sábado (24), o UFC México vai ferver a Arena CDMX com um evento que terá quatro lutadores top 4 nos dois principais combates da noite. No co-main event, Yair Rodriguez (#2) enfrenta Brian Ortega (#4) pelos penas e na luta mais importante, os moscas Brandon Moreno (#1) e Brandon Royval (#3) batalham pela chance de disputar o cinturão que pertence ao brasileiro Alexandre Pantoja.
No card preliminar, o Brasil será representado pelos moscas Felipe dos Santos, Daniel Lacerda e Mateus Mendonça. Raoni Barcelos, pela categoria peso-galo, fechará a participação verde e amarela no evento.