UFC

UFC 295: Alex Poatan é o novo campeão dos meio-pesados após nocautear Prochazka

Brasileiro entra para a história do UFC depois de conseguir o segundo cinturão na organização, agora no peso meio-pesado

Jaqueline Batista

A luta principal do UFC 295, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entrou para a história da organização. Na madrugada deste domingo (12), o brasileiro Alex “Poatan” Pereira fez a Madison Square Garden tremer depois que se tornou o novo campeão da categoria peso meio-pesado (até 93 kg) após derrotar Jiri Prochazka, da Tchéquia, com um nocaute impressionante no segundo round.

O início do primeiro round foi de estudo para os dois atletas. Depois que a luta foi esquentando, Poatan jogou seus poderosos chutes na perna de Prochazka, assim causando danos visíveis na panturrilha do tcheco. No final do primeiro assalto, Jiri botou Poatan para baixo, mas o brasileiro conseguiu ficar de pé na sequência.

Já o segundo round começou mais agitado, com Poatan dominando o centro do octógono. A troca de golpes na curta distância tomou conta do combate, o que fez o brasileiro perder um pouco do ritmo de luta. Mas, a inteligência de Alex Pereira mudou o rumo do duelo depois que conectou a mão pesada em Prochazka, nocauteou o tcheco e conquistou o cinturão da categoria meio-pesado do maior evento de MMA do planeta.

O cinturão do meios-pesados estava vago até essa luta porque o estadunidense Jamahal Hill sofreu uma lesão séria (rompimento no tendão de Aquiles) e precisou abrir mão do título.

Alex Poatan estreou no MMA profissional em 2015. O brasileiro começou a carreira lutando kickboxing, no qual já foi campeão em organizações da modalidade. Poatan é faixa-preta em kickboxing e, das nove vitórias no MMA, sete delas foram por nocaute. Já foi campeão da categoria peso-médio e subiu para os meios-pesados após perder o cinturão em uma revanche contra o nigeriano Israel Adesanya, no UFC 287.

No próximo sábado (18) tem UFC APEX, em Las Vegas (Estados Unidos). Na luta principal, o americano Brendan Allen enfrenta o escocês Paul Craig em um duelo pela categoria peso-médio (até 84 kg). O card tabém contará com brasileiros no cage: Luana Pinheiro (peso-palha), Amanda Ribas (peso-palha), Joanderson Brito (peso-pena), Cesar Almeida (peso-médio), Caio Machado (peso-pesado), Lucas Alexander (peso-pena), Nikolas Motta (peso-leve) e Rafael Estevam (peso-mosca).

Tópicos relacionados