UFC

UFC 297: Pennington vence Sheetara e garante o cinturão deixado por Amanda Nunes

Brasileira começou bem, mas caiu de rendimento e viu a norte-americana dominar o combate a partir do terceiro round para conquistar o título da categoria peso-pena

Guilherme Gimenez

Neste domingo (21), pela luta co-principal do UFC 297 que aconteceu em Toronto, no Canadá e que valia o cinturão da categoria peso-galo deixado pela agora aposentada Amanda Nunes, Mayra “Sheetara” Silva perdeu para Raquel Pennington por decisão unânime. A norte-americana se tornou a terceira lutadora a conquistar o título nos últimos oito anos, já que durante esse tempo, apenas Amanda Nunes e Juliana Peña tiveram o privilégio.

O primeiro round foi de amplo domínio da brasileira. Mayra começou com chutes baixos, partiu para aguns socos e logo começou a mostrar toda sua habilidade no jiu-jitsu, dominando as costas de Pennington, conseguindo algumas quedas e buscando a finalização. 

No segundo assalto a luta ficou equilibrada e muito agarrada na grade, mas ganhou um pouco mais de emoção nos últimos dois minutos, quando a norte-americana acertou uma boa combinação de socos. Sheetara resistiu bem e terminou o período nas costas de sua oponente, quase encaixando um estrangulamento.

A partir do terceiro round, Pennington cresceu muito e começou a acertar vários golpes, principalmente socos na cabeça da brasileira, que tentou buscar a luta agarrada a todo momento, mas sofreu para se defender e falhou nas oportunidades que teve de finalizar. Com um ground and pound poderoso e uma tentativa de katagatame que gastou mais de dois minutos do relógio, Raquel manteve o controle no último round e garantiu a vitória por decisão unânime.

Foi o 15º triunfo de Raquel “Rocky” Pennington, o sexto consecutivo. A veterana de 35 anos estreou no UFC em dezembro de 2013 e teve a oportunidade de disputar o cinturão em maio de 2018. Na ocasião, Raquel perdeu para a multicampeã Amanda Nunes, que defendeu o título da categoria oito vezes antes de se aposentar. 

Mayra “Sheetara” Silva, número três do ranking, sofreu apenas sua terceira derrota no ultimate. A mineira de 32 anos estreou na organização em setembro de 2018 e não perdia desde maio de 2020.

No próximo sábado (3) acontece o UFC Vegas 85, nos Estados Unidos. O evento terá na luta principal o duelo entre Roman Dolidze e Nassourdine Imavov, ranqueados da categoria peso-médio. Representando o Brasil, a peso-mosca Luana Carolina fecha o card preliminar, Viviane Araujo e Natalia Silva duelam pela mesma categoria na abertura do principal e Renato Moicano faz o co-main event contra o norte-americano Drew Dober, pelos leves.

Tópicos relacionados