UFC

UFC Vegas 82: Juiz interrompe luta de brasileiro e combate acaba sem resultado

Nikolas Motta sofria um estrangulamento de pescoço do norte-americano Trey Ogden, quando o juiz decidiu encerrar a luta mesmo sem o brasileiro bater

Guilherme Gimenez

Nikolas Motta joga jab de esquerda em Trey Ogden, pelo UFC Vegas 82
Nikolas Motta joga jab de esquerda em Trey Ogden, pelo UFC Vegas 82
Chris Unger/Zuffa LLC

A luta entre o brasileiro Nikolas Motta e o norte-americano Trey Ogden, pela categoria peso-leve, terminou de forma polêmica neste sábado (18), no UFC Vegas 82. O juiz encerrou o combate após Ogden encaixar um katagatâme na metade do terceiro round, mesmo sem Nikolas ter batido. O confronto terminou sem resultado.

Os dois primeiros rounds foram amplamente dominados por Trey, assim como boa parte do terceiro. O mineiro mostrou muita dificuldade de lidar com os fortes jabs do norte-americano, que foi para o último assalto para ganhar tempo e, se possível, jogar a luta para o chão. Foi o que aconteceu. 

Na luta agarrada, um estrangulamento de pescoço foi encaixado pra cima de Nikolas, que nao mostrava resistência, mas também não parecia estar “apagando”. O juiz, por pelo menos três oportunidades, pediu algum movimento do brasileiro, que não gesticulou com a mão que estava “livre”, fazendo com que o combate fosse encerrado. 

Nikolas Motta levantou rapidamente e questionou a decisão, dizendo que estava respirando e que não tinha como ele falar pois estava sendo estrangulado. Quando o “no contest” foi anunciado, uma frustração muito grande foi vista em Trey Ogden, que em entrevista após a luta, ainda no octôgono, também reclamou, mas de não darem a vitória para ele, tendo em vista todo o domínio no combate.

O brasileiro segue com apenas uma vitória desde sua estreia no UFC, em fevereiro de 2022. São duas derrotas, sendo a última para Ignácio Bahamondes em abril de 2023, no UFC 287, que teve Poatan contra Adesanya na luta principal.

A próxima edição do UFC acontece em Austin, nos Estados Unidos, no próximo dia 2 de dezembro (sábado). O norte-americano Beneil Dariush e o armênio Arman Tsarukyan farão o combate principal, pelo peso-leve. O Brasil será representado por Deiveson Figueiredo, que vai enfrentar Rob Font no card principal, além de Joaquim Silva, Melquizael Costa, Rodolfo Bellato e Wellington Turman, que lutam no card preliminar do evento marcado para o Moody Center.

Tópicos relacionados