Em uma noite quase perfeita para os brasileiros, Jafel Filho, Bruna Brasil e Ketlen Vieira se destacaram no UFC Londres, neste sábado (22), com vitórias convincentes no card preliminar do evento. André Sergipano, que lutou pelo card principal, acabou derrotado por Paul Craig, no peso-médio.
O destaque ficou para Ketlen Vieira. Ela derrotou a sueca Pannie Kianzad por decisão unânime e se consolidou como a principal candidata brasileira a disputar o título feminino da categoria peso-galo (61 kg), vago desde a aposentadoria de Amanda Nunes no mês passado. Ketlen fez uma luta segura, com paciência para buscar os seus golpes no chão e garantir vantagem nos dois rounds iniciais. No fim, Kianzad se sobressaiu por cima da brasileira, mas não o suficiente para mudar o rumo da luta.
Agora Ketlen, que havia sido derrotada na última luta pelo Ultimate, atinge a marca de 14 vitórias e 3 derrotas no cartel. Atualmente, ela é a número 4 no ranking, e tem Julianna Peña, Raquel Pennington e Mayra Sheetara à sua frente na disputa pelo topo da categoria.
Derrota de Sergipano
Único brasileiro a lutar pelo card principal do UFC Londres, André Sergipano Muniz foi derrotado pelo britânico Paul Craig por nocaute técnico no 2º round. O brasileiro fez um primeiro round equilibrado e chegou a aplicar um bom triângulo no rival. Mas Craig, que optou por descer de categoria e lutar pelo peso-médio, conseguiu escapar, passou a dominar amplamente a luta, também com um triângulo, e venceu Sergipano com uma sequência impiedosa de cotoveladas.
Outras vitórias brasileiras
Na luta que abriu a participação das mulheres no UFC Londres, Bruna Brasil venceu Shauna Bannon por decisão unânime, conectando golpes mais potentes em todos os rounds, seja em pé ou em disputas no chão. Além da primeira vitória no Ultimate, Bruna agora soma 9 vitórias, 3 derrotas e 1 empate no cartel. De quebra, impôs a primeira derrota da carreira de Shauna, que estreou hoje no UFC.
No combate que abriu o evento, Jafel Filho derrotou o espanhol Daniel Barez por finalização (katagatame) no 1º round, pelo peso-mosca, e chegou à primeira vitória no Ultimate. No início, Jafel sofreu um potente cruzado de canhota seguido de um forte chute na barriga. Mas o brasileiro logo se restabeleceu, partiu para a trocação, e na disputa no chão, especialidade de Jafel, conseguiu rapidamente chegar à finalização.
Jafel soma 15 vitórias e apenas três derrotas no cartel. "Senti o golpe (no início da luta), mas voltei com garra. Ele (Daniel Barez) é duro, muito bom, mas tenho a mão mais dura. Sou um atleta completo", disse ainda no octógono.
UFC 291 recheado de brasileiros
No próximo sábado (28), os norte-americanos Dustin Poirier e Justin Gaethje farão a luta principal do UFC 291, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. No entanto, os brasileiros participarão de sete lutas e têm grande chance de roubar a cena. O destaque fica para o combate entre Alex "Poatan" Pereira e o polonês Jan Blachowicz, pelo meio-pesado. Mas também estarão no octógono Priscila Cachoeira, Vinicius Salvador, Claudio Ribeiro, Gabriel Bonfim, Marcos Rogerio de Lima e Michel Pereira.