UFC

UFC 291: Alex Poatan estreia com vitória na categoria meio-pesado

Brasileiro venceu o polonês Jan Blachowicz por decisão dividida no UFC 291 e fica perto de disputar o cinturão da categoria

Jaqueline Batista

Na luta co-principal do UFC 291, desta madrugada de domingo (30), em Salt Lake City, nos Estados Unidos, o brasileiro Alex Poatan estreou na categoria peso meio-pesado (93,4 Kg) com vitória após vencer o polonês Jan Blachowicz por decisão dividida em um duelo acirrado. 

No primeiro round, Blachowicz conseguiu botar o Poatan pra baixo, em uma queda convertida. No chão, o polonês tentou aplicar uma finalização por mata-leão - sem sucesso - além de acertar alguns socos no brasileiro. No segundo round, Jan colocou pra baixo novamente e investiu na luta agarrada mas, quase acabando o round, Poatan conseguiu levantar e foi para uma trocação brutal que assustou o polonês. No terceiro, e último round, os dois ficaram na luta em pé, trocando golpes duros.

O veterano Jan Blachowicz tem 40 anos e já foi campeão meio-pesado. O atleta tem um cartel com 40 lutas, 29 vitórias. O polonês é faixa-preta em jiu-jítsu e já venceu de nomes como: Ronaldo Jacaré, Israel Adesanya, Dominick Reyes, Luke Rockhold e entre outros.

Já Alex Poatan estreou no MMA profissional em 2015. O brasileiro começou a carreira lutando kickboxing, no qual já foi campeão em organizações da modalidade. Poatan é faixa-preta em kickboxing e, das oito vitórias no MMA, seis delas foram por nocaute. Já foi campeão da categoria peso-médio e subiu para os meios-pesados após perder o cinturão em uma revanche contra o nigeriano Israel Adesanya, no UFC 287.

Agora, Poatan fica muito próximo de disputar o título da divisão meio-pesado. A categoria está com o título vago porque o estadunidense Jamahal Hill sofreu uma lesão séria (rompimento no tendão de Aquiles) e vai precisar de uma cirurgia. Por isso, Jamahal abriu mão do cinturão da categoria.

No próximo sábado (5) tem UFC Nashville, nos Estados Unidos, e o card contará com três brasileiros no cage: Jessica Bate-estaca, Raoni Barcelos e Diego Lopes. Na luta principal, em duelo de peso combinado, o americano Cory Sandhagen enfrenta Rob Font, de Porto Rico.

Tópicos relacionados