Colômbia elimina o Uruguai e vai à decisão da Copa América contra a Argentina

Colombianos resistiram à pressão e venceram por 1 a 0; agora, buscam segundo título no torneio

Copa América 2024
Bank of America Stadium
UruguaiURUURU 0
x
ColômbiaCOLCOL 1
  • Sobre o jogo
  • Tempo real
  • Escalação
  • Resumo
  • Jogos da rodada

A Colômbia garantiu vaga nesta quarta-feira (10) na final da Copa América 2024. Jogando em Charlotte (EUA) pelas semifinais da competição, a equipe do técnico Néstor Lorenzo sofreu, mas venceu o Uruguai por 1 a 0 e avançou à decisão.

Agora, os colombianos decidirão o título da competição contra a Argentina. A final acontece no domingo (14), às 21h (horário de Brasília), em Miami.

Para a Colômbia, é a chance de conquistar o segundo título na história da Copa América, repetindo o feito de 2001. Os argentinos, por sua vez, buscam o 16º troféu, o que isolaria a seleção alviceleste como a maior campeã do torneio – o Uruguai também tem 15.

A Colômbia abriu o placar aos 39 minutos do primeiro, em cabeçada de Jefferson Lerma após escanteio cobrado pela direita. No entanto, o time foi para o intervalo com um jogador a menos: nos acréscimos, Daniel Muñoz foi expulso após agredir um adversário.

Com 11 em campo, o Uruguai passou a pressionar no segundo tempo e a dominar o jogo. A Colômbia ainda perdeu o volante Richard Ríos, que sentiu uma falta sofrida aos 7 minutos e precisou ser substituído.

Assim, os colombianos se fecharam para evitar o empate – com sucesso. Na melhor chance uruguaia, aos 25 minutos, Luis Suárez esteve perto de empatar, mas acertou a trave do goleiro Camilo Vargas.

Nos acréscimos, o goleiro Sergio Rochet foi tentar jogar na linha e se complicou, entregando a bola nas pés da Colômbia. Lerma ainda tentou chutar do meio do campo, mas mandou para fora.