O Santos precisava apenas de uma vitória simples contra o Banfield-ARG na Vila Belmiro para se classificar às oitavas de final da Copa Sul-Americana sem depender de ninguém, mas não fez o seu dever de casa. O Peixe empatou em 1 a 1 com a equipe argentina, mas avançou de fase graças a Universidad Católica-EQU. No final da partida, os equatorianos o segundo gol contra o Unión La Calera, na vitória dos chilenos por 3 a 2, resultado que colocou os brasileiros no mata-mata da competição continental.
Apenas o 1 a 0 bastava para o Santos sair da Vila Belmiro classificado para as oitavas da Copa Sul-Americana. E o Peixe começou melhor o jogo, e logo no início teve oportunidade de abrir o placar com Ricardo Goulart. Após erro na saída de bola do Banfield, Tanco cometeu pênalti em Marcos Leonardo, que chamou a responsabilidade e abriu o placar aos 37 minutos. Era o que era necessário para a classificação.
No entanto, o balde de água fria e a tensão vieram ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos, Domingo acertou um chute de rara felicidade para colocar a bola no ângulo esquerdo de João Paulo e empatar a partida em 1 a 1. O Peixe não dependia mais de si para avançar.
Na segunda etapa, Dátolo e Tanco foram expulsos do lado dos argentinos, mas o Santos insistia em desperdiçar as oportunidades. Marcos Leonardo, Lucas Braga, Angulo e Zanocelo tiveram chances, mas ou chutaram para fora ou pararam no goleiro Bologna, caso dos últimos dois jogadores. A tensão só acabou aos 46 minutos. A Universidad Católica-EQU diminuía a vitória do La Calera para 3 a 2 e classificou o Santos. A vaga veio de maneira sofrida, mas o Peixe se garantiu nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Confira a narração dos gols na Rádio Bandeirantes:
Gol do Santos - 1x0 - Marcos Leonardo - 37, 1ºT
Gol do Banfield - 1x1 - Domingo - 46, 1ºT