A virada veio mais uma vez em uma decisão de Paulista para o Palmeiras. Na tarde deste domingo, com recorde de público no Allianz Parque, o time alviverde repetiu a história da decisão de 2022 e conseguiu reverter a derrota no jogo de ida para se sagrar campeão estadual pela 25ª vez na história. Assim como aconteceu no ano passado contra o São Paulo, o time de Abel Ferreira goleou o Água Santa por 4 a 0 e garantiu o troféu com grande exibição.
Os grandes nomes da decisão foram as revelações do clube, Gabriel Menino e Endrick. O volante, aposta de Abel após a saída de Danilo para o futebol europeu, foi o responsável por tirar o Palmeiras do sufoco marcando os dois primeiros gols do jogo - o atleta já tinha marcado duas vezes na outra conquista alviverde na temporada, o 4 a 3 que deu o título da Supercopa no começo do ano contra o Flamengo. Já Endrick, novidade do time titular hoje, deixou sua marca e provou mais uma vez sua força em finais. Além de ter balançado as redes no jogo de ida, ele marcou em todas as decisões até chegar no profissional (Copa São Paulo, Copa do Brasil Sub-17 e Brasileiro Sub-20).
A primeira grande chance do jogo aconteceu com 7 minutos de bola rolando e teve grande participação de Ygor Vinhas. O goleiro do Água Santa evitou o gol duas vezes, primeiro em chute de Dudu e em seguida ao defender finalização de Murilo. A resposta dos visitantes veio três minutos depois, em chute de fora da área de Gabriel Inocêncio que parou em ótima intervenção de Weverton.
Com o ritmo alto dos dois times, o gol que abriu o placar não demorou e saiu logo aos 15min, mudando completamente o panorama da partida. Em cobrança de falta, Gabriel Menino tentou duas vezes para conseguir balançar as redes. Na primeira tentativa, parou na barreira. Mas no rebote, o chute pegou Ygor Vinhas de surpresa e entrou no canto direito, igualando o placar agregado da decisão.
A partir do primeiro gol, o Palmeiras passou a dominar completamente as ações e tratou de encurralar o Água Santa para matar o jogo. Oito minutos depois, saiu o gol que colocou o Palmeiras perto do título, novamente com Gabriel Menino. Cercado por adversários, Dudu fez jogada espetacular pela direita, escapou de Thiaguinho com um lindo drible e cruzou na cabeça do volante, que só empurrou para as redes.
E aos 34min veio o golpe final da blitz no primeiro tempo. De novo em jogada com participação de Gabriel Menino, Rony ganhou da marcação no corpo e finalizou. Ygor Vinhas impediu o gol no primeiro momento, mas Endrick apareceu livre para pegar o rebote e só empurrar para as redes, deixando o Palmeiras em situação confortável e cada vez mais perto do título.
Na volta para o intervalo, com o Palmeiras já com a mão no título, o ritmo do jogo caiu e o campeão passou a administrar a vantagem. Ainda assim chegou ao quarto gol após desarme no campo de ataque, aos 27min do segundo tempo. Pouco depois de substituir Dudu, Flaco López recebeu de Rony, saiu da marcação e bateu forte para fechar o placar da decisão e sacramentar a festa na arena alviverde.