O primeio tempo começou agitado, com Arrascaeta acertando a trave do goleiro Léo Jardim, e o Vasco respondendo com duas bolas na trave do atacante Pedro Raul.
Apesar do começo que prometia muita emoção, a partida foi ficando mais pegada conforme os minutos foram passando e as equipes não tiveram mais grandes oportunidades de gol.
Já no segundo tempo, o Vasco voltou decidido a abrir o placar e conseguiu logo nos primeiro minutos.
Aos 3 da etapa final, Pumita Rodríguez aproveitou a sobra de muito longe e chutou forte, fazendo um belo gol. A bola ainda quicou no chão e desviou em um defensor rubro-negro, atrapalhando o goleiro Santos, antes de entrar.
Em desvantagem no placar, o Flamengo saiu mais para o ataque e teve uma grande chance de empatar logo em seguida, com Gabigol mandando a bola para a fora em chute desequilibrado de dentro da pequena área.
Apesar da pressão do Flamengo pelo empate, quem teve a melhor chance de marcar foi o Vasco. Aos 22 minutos, o lateral Ayrton Lucas agarrou Marlon Gomes dentro da área e o árbitro marcou pênalti para o clube de São Januário.
O artilheiro do Gigante da Colina no Campeonato Carioca, Pedro Raul, foi para a cobrança, mas o goleiro Santos defendeu.
Com a vitória, o Vasco depende apenas de si para avançar para a semifinal do Cariocão. O cruz-maltino chegou aos 20 pontos, na terceira colocação, e encara o já eliminado Bangu na última rodada, na próxima quinta-feira (9).
Já o Flamengo desperdiçou a chance de garantir o título da Taça Guanabara, mas se mantém na liderança. Na próxima rodada, o rubro-negro enfrenta o vice-líder Fluminense, valendo o título, em partida que será realizada na próxima quarta (8).