O São Paulo saiu na frente do Flamengo pelo título da Copa do Brasil de 2023. O Tricolor venceu o Rubro-Negro, no Maracanã, por 1 a 0, neste domingo (17), com gol do atacante Calleri.
Aos 46 minutos, Rodrigo Nestor avançou pela esquerda e fez um belo cruzamento para Calleri, que estava livre na área rubro-negra, cabecear com precisão e vencer o goleiro Matheus Cunha, abrindo o placar da final.
Em momento delicado no Flamengo, o treinador Jorge Sampaoli acabou deixando o campo na sequência do gol do São Paulo, deixando o rubro-negro sem comandante por cerca de 5 minutos até o final do primeiro tempo.
Sem ter dado um chute a gol durante todo o primeiro tempo, o Flamengo mudou com a entrada de Everton Ribeiro no lugar de Vitor Hujo e voltou para o segundo mais ofensivo, mas pecava na criação das jogadas e esbarrava no nervosismo dos jogadores.
O primeiro chute certo do Flamengo saiu somente aos 20 minutos do segundo tempo. Ayrton Lucas chutou fraco, de fora da área, e o goleiro Rafael encaixou com facilidade.
Durante todo o jogo o rubro-negro deu cinco chutes, sendo quatro para fora, e apenas um na direção do gol do São Paulo.
Já o São Paulo passou quase todo o segundo tempo se defendendo e tentando apostar nos contra-ataques, que não apareceram, mostrando ter sentido as saídas de Alisson, Nestor e Lucas Moura, para as entradas de Gabi Neves, Michel Araújo e Luciano, respectivamente.
E se no primeiro tempo o Flamengo ficou pouco com a bola, no segundo tempo foi claro o domínio da posse de bola do time comandado por Sampaoli, mas que não resultou em gols ou grandes chances.
Com a vitória, o São Paulo precisa apenas de um empate no próximo domingo (24), às 16h, no Morumbi, para conquistar pela primeira vez em sua história o título da Copa do Brasil.