O Fortaleza foi derrotado pelo Cerro Porteño, por 2 a 1, nesta quinta-feira (16), no Paraguai, pela terceira fase da Libertadores, e está eliminado do torneio continental.
Precisando do resultado, já que perdeu a primeira partida, no Castelão, por 1 a 0, o Fortaleza foi para o ataque, o que permitiu espaços para a equipe paraguaia e tornou a partida muito movimentada e com chances para os dois lados
Os donos da casa abriram o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, com Carrizo aproveitando rebote após o zagueiro Benevetuto, do Fortaleza, acertar a própria trave ao tentar cortar um cruzamento e a bola sobrar livre para o atacante do Cerro tocar para o fundo da rede.
O segundo tempo repetiu o cenário do primeiro, com o Fortaleza se lançando ao ataque e precisando fazer dois gols para levar a decisão para os pênaltis e permitindo boas chances para o Cerro.
Em uma dessas chances, Carrizo cobrou falta pela direita e achou Aquino, livre dentro da área, que acertou um lindo voleio no ângulo do goleiro João Ricardo e marcou um golaço, decretando a classificação dos paraguaios.
Já nos acréscimos, a equipe cearense diminuiu a diferença com Guilherme, mas já era tarde para uma virada.
Com a eliminação, o Fortaleza vai disputar a Copa Sul-Americana, enquanto o Cerro Porteño vai disputar a fase de grupos da Libertadores.
O sorteio dos grupos da Libertadores está marcado para o dia 27 de março, em Luque, no Paraguai, na sede da Conmebol.