Vasco e Ministério Público assinam acordo para volta de público em São Januário

Cruzmaltino poderá contar com jogos com a presença de seu torcedor no estádio após 83 dias; retorno deve acontecer contra o Coritiba

Da Redação

Vasco e Ministério Público assinam acordo que permite retorno do público em São Januário
Matheus Lima / Vasco

O Vasco poderá mandar jogos com público em São Januário. O Cruzmaltino e o Ministério Público do Rio de Janeiro assinaram nesta quarta-feira (13) um acordo que permite o retorno dos torcedores ao estádio. O documento será entregue ao Tribunal de Justiça para a extinguir o processo movido pelo MP.

"Na manhã desta quarta-feira (13/09), o Vasco da Gama e o Ministério Público Estado do Rio de Janeiro assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que possibilitará a liberação do Estádio de São Januário para os jogos com público. O acordo será encaminhado para homologação pela Justiça Estadual", divulgou o Vasco, em nota.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet

A expectativa é de que o retorno da torcida a São Januário aconteça contra o Coritiba, no dia 21 de setembro, às 19h, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Vasco não atua com público em seu estádio desde o dia 22 de junho, na derrota por 1 a 0 para o Goiás. Na ocasião, torcedores cruzmaltinos protagonizaram atos de vandalismo após a partida.

O acordo assinado entre Vasco e Ministério Público prevê uma série de melhorias em São Januário, entre elas o sistema de reconhecimento facial. O estádio cruzmaltino será o pioneiro no Rio de Janeiro na questão da tecnologia. Além disso, mais câmeras de segurança serão instaladas, possibilitando a identificação de infratores dentro do estádio. 

Na 18ª colocação na tabela com apenas 17 pontos - mas com um jogo a menos -, o Vasco entra em campo neste sábado (16), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino enfrenta o rival Fluminense, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, casa do Botafogo. A equipe carioca está a quatro pontos do Santos, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, e a cinco do Bahia, primeira equipe fora do Z-4.

Veja a íntegra do comunicado divulgado pelo Vasco:

Na manhã desta quarta-feira (13/09), o Vasco da Gama e o Ministério Público Estado do Rio de Janeiro assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que possibilitará a liberação do Estádio de São Januário para os jogos com público. O acordo será encaminhado para homologação pela Justiça Estadual. A expectativa é que o processo seja concluído nos próximos dias, viabilizando a realização da partida contra o Coritiba na casa de todos os cruzmaltinos. 

São Januário passará por melhorias na operação de jogos e segurança para se tornar o estádio no Rio de Janeiro pioneiro a possuir um sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso, que será implantado por fases. A celebração do TAC vem para confirmar a raiz pioneira do Vasco da Gama, que buscou desde o início, em sua proposta de acordo com o MP-RJ, apresentar soluções que contribuíssem para a melhora coletiva da experiência do torcedor em dia de jogo, com as responsabilidades sendo divididas entre o clube e os órgãos públicos envolvidos organização de partidas de futebol, deixando assim um legado para o futebol carioca. 

O acordo prevê a instalação de câmeras de alta definição, com capacidade de captação de imagens com nitidez, inclusive em ambientes com baixa luminosidade, possibilitando a identificação de infratores dentro do estádio.

O Vasco da Gama agradece ao Procurador-geral de Justiça, Dr. Luciano Mattos, à toda a equipe do MP-RJ e aos demais órgãos públicos pelo trabalho incansável que levou celebração de um acordo histórico que certamente terá impactos positivos não apenas para os frequentadores de São Januário e seu entorno, como também para toda a sociedade

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.