A CBF divulgou na tarde desta quinta-feira (13) os áudios da conversa entre o árbitro Braulio da Silva Machado e a cabine do VAR, no polêmico lance onde o Corinthians reclama de um pênalti não marcado na partida contra o Flamengo, pela primeira partida da final da Copa do Brasil.
Em jogo disputado na Neo Química Arena, na noite de quarta (12), Mateus Vital levantou a bola na área, o atacante Yuri Alberto tirou o corpo da jogada e a bola bateu na mão do zagueiro Léo Pereira, do Flamengo.
Na comunicação entre o árbitro de vídeo e o árbitro de campo, é possível ver a checagem do lance e que a equipe do VAR detectou um toque na barriga do defensor, o que descartaria a penalidade.
“Braulio, já checado. A bola desvia na barriga dele e vai para o braço, está em ação de disputa, tá? Bate na barriga dele e vai para o braço, pode seguir.
A CBF justificou a decisão com base no texto das regras do jogo, dizendo que o impacto no braço, que surpreendeu o jogador (Léo Pereira), que tinha seu braço em posição natural e que foi uma ação normal de jogo, não devendo ser marcado o pênalti.
Após a partida, Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, questionou a decisão da arbitragem e disse que pretende tomar as providências possíveis, classificando a não marcação do pênalti como um “erro gravíssimo”.