São Paulo tenta título inédito da Copa do Brasil; troféu 'escapou' em 2000

Tricolor eliminou o Corinthians na semifinal e agora encara o Flamengo na decisão; veja o retrospecto

Da redação

O São Paulo nunca ganhou uma Copa do Brasil, mas tenta o troféu inédito na edição de 2023. Na última quarta-feira (16), o Tricolor se impôs, venceu o Corinthians por 2 a 0 e reverteu o placar do jogo de ida para avançar à final do torneio mata-mata. A decisão será contra o Flamengo.

É a segunda vez que o São Paulo chega à final da Copa do Brasil. Antes, o clube paulista ‘bateu na trave’ em 2000, quando foi derrotado pelo Cruzeiro.

Depois de 0 a 0 no Morumbi, a final da competição mata-mata de 2000 foi decidida no Mineirão. O São Paulo abriu o placar aos 20 minutos do segundo tempo, com Marcelinho Paraíba. À época, existia o critério do gol fora de casa, e o Tricolor tinha até o empate a seu favor.

Mas o troféu escapou. Aos 34 minutos da etapa final, Fábio Júnior deixou tudo igual. Na reta final, quando o São Paulo tentava fazer o tempo correr, a Raposa conseguiu a virada.

Em uma saída de bola errada, o zagueiro Rogério Pinheiro ficou vendido, perdeu na corrida para Geovanni e segurou o cruzeirense para a equipe não levar o gol. O defensor foi expulso após a falta. Na cobrança, aos 44, o próprio Geovanni foi para a bola, bateu rasteiro e conseguiu a virada histórica.

Desta forma, o São Paulo amarga um vice-campeonato na única decisão de Copa do Brasil que disputou.

Regulamento "atrapalhou" o São Paulo

Em toda a história do São Paulo, foram 22 participações na Copa do Brasil. Na década de 1990, mesmo com títulos expressivos na Libertadores e Mundial de Clubes, o Tricolor não conseguiu vencer o torneio mata-mata, parando nas quartas e nas oitavas de final.

Depois do vice em 2000, uma mudança no regulamento que ‘afastou’ o São Paulo da competição. A CBF tirou da Copa do Brasil os times que disputavam a Libertadores entre 2001 e 2012.

Neste período, o clube do Morumbi venceu a Libertadores (2005), foi tricampeão brasileiro de forma consecutiva (2006, 2007 e 2008) e participou pouco do torneio nacional.

A partir de 2013, portanto, o São Paulo passou a disputar a Copa do Brasil regularmente, mas nunca conseguiu o troféu. A edição de 2023 é a melhor campanha do clube desde o vice de 2000.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.