Na última quinta-feira, 24, o Uruguai venceu o Peru por 1 a 0, em jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo, que aconteceu no estádio Centenario, em Montevideu. A derrota tirou dos peruanos a chance de uma vaga direta para o Qatar.
Já nos acréscimos da partida, o jogador peruano Miguel Trancoso chutou quase do meio campo, no que parecia ser uma bola fácil, o goleiro uruguaio Rochet, encaixou a bola, porém, seu corpo estava claramente depois da linha do gol - embora não exista a certeza se passou totalmente a linha ou não. O lance foi analisado pelo VAR, que não validou.
Os atletas peruanos reclamaram muito, o jogador Cueva disse que a bola ultrapassou a linha: "Vimos a jogada, para nós foi gol. Não dá para falar sobre a arbitragem porque nos punem. Agora temos que dar a volta por cima.", disse o atacante.
Já a imprensa peruana, não perdoou o árbitro brasileiro e fez críticas duríssimas. O Nuevo Sol chamou o árbitro de "ladrão maldito", O Libero reclamou: "Nos roubaram" e ainda chamou o episódio de "escândalo e vergonha".
Com a derrota, o Peru se manteve em quinto lugar e não consegue mais uma vaga direta para a Copa, porém, depende de si mesmo para a classificação nas repescagens. A seleção tem um confronto com o Paraguai na rodada final. O Peru tem 21 pontos, atrás dele vem a Colômbia, em sexto, com 20 pontos e o Chile em sétimo, com 19.