Não é novidade que a corrida ganha cada vez mais adeptos por aí. Mas, muitas vezes, os corredores se veem no grande desafio de encontrar um local para correr ao ar livre.
Pensando nisso, o #NossoCorre preparou uma lista de excelentes locais em São Paulo para os amantes da corrida. São desde parques urbanos, trilhas naturais até o ‘point’ de corredores paulistas e paulistanos.
Independentemente do seu nível de habilidade ou preferência, São Paulo oferece uma variedade de opções para os corredores desfrutarem de treinos ao ar livre, em meio à natureza ou no coração da cidade. E aqui, trouxemos apenas alguns.
Lembre-se de sempre respeitar as regras do parque e da pista, e divirta-se explorando esses ótimos lugares para correr em São Paulo!
1. Parque Ibirapuera
Um dos parques mais famosos e populares da cidade, o Parque Ibirapuera oferece uma pista de corrida pavimentada com cerca de 1,5 km ao redor do lago, além de trilhas e caminhos arborizados. Dependendo do caminho que você traça para realizar a volta, é possível chegar a 3 km facilmente.
2. Parque Villa-Lobos
Localizado na zona oeste da cidade, o Parque Villa-Lobos possui uma pista de cooper pavimentada, além de trilhas para corrida e uma atmosfera tranquila e arborizada. Muitos corredores usam também as ruas arborizadas e com menos volume de carros, nos arredores do parque, para complementar seu treino.
3. Parque do Povo Mario Pimenta Camargo
Localizado no coração do bairro Itaim Bibi, o Parque do Povo atrai os moradores e trabalhadores da Vila Olímpia e Itaim com sua pista de quase 1,5 km, além de áreas gramadas e espaços abertos.
4. Parque do Trote
Inicialmente, criado para sediar as corridas de cavalos (por isso ‘trote’) no bairro da Vila Maria, zona norte de São Paulo, o parque foi tombado em 2004 e reaberto ao público em agosto de 2006. O Parque do Trote também é conhecido por ser o primeiro parque dirigido a deficientes físicos da cidade, tudo porque foi mantida a pista de corrida de cavalos e sua característica é um pouco maior em largura, o que facilita muito para quem tem mobilidade reduzida e para os corredores.
Vale dizer que a pista tem piso forrado de areia, camadas de terra roxa, pó de pedra e areia branca.
5. Parque Linear Bruno Covas
Inaugurado em 2022, literalmente às margens do rio Pinheiros, o parque linear foi inicialmente pensado para os ciclistas, mas não demorou muito para se tornar destino de corredores também. O grande diferencial do Bruno Covas em relação ao Ibirapuera, por exemplo, é sua extensão, que contempla 8,2 km de Santo Amaro à ponte Cidade Jardim. Uma ótima opção para treinos mais longos e contínuos.
Mas atenção: devido a obras de expansão, alguns locais estão interditados ou com restos de obra na pista.
6. Pista de Cooper do Parque do Carmo
Localizada na zona leste da cidade, a pista de cooper do Parque do Carmo oferece um ambiente tranquilo e arborizado para corridas, além de trilhas naturais para explorar.
7. Parque do Horto Florestal
A volta ao parque tem extensão de 2 km, mas as possibilidades são muitas, tanto em questão de superfície, quanto de trajetos. Correr no Horto possibilita um ganho de elevação de aproximadamente 50 m, com classificação de trajeto fácil.
O local recebe provas de corrida de rua de até 15 km, ou seja, as possibilidades de treino são muitas, além da experiência de estar em meio à natureza enquanto pratica a corrida.
8. Trilha dos Macacos (Pico do Jaraguá)
Também na zona norte de São Paulo, para aqueles corredores que buscam desafios mais intensos e trilhas naturais, a Trilha dos Macacos, no Pico do Jaraguá, oferece uma experiência única, com vistas panorâmicas da cidade. São 4,6 km de trilha (ida) com ganho de 86 m e 261 m de descida.
9. Parque Ceret
Localizado no Tatuapé - Anália Franco, o parque é palco de muitas corridas da zona leste de São Paulo. O espaço, que conta com uma área total de 286 mil m2, oferece ampla estrutura para a prática esportiva e de atividades físicas, com duas pistas comuns: uma de asfalto, com 1,6 km e outra de terreno misto, com 2,2 km.
10. Universidade de São Paulo – USP
O lugar mais ‘hype’ de São Paulo quando o assunto é treino de corrida, sem dúvida, é a USP, que reúne os corredores aos sábados pelas manhãs e praticamente todas as assessorias esportivas da cidade. É ali que os treinos mais longos são feitos, bem como os primeiros quilômetros corridos.
As possibilidades de distâncias e ganhos de elevação variam bastante. E todos os corredores, independente das distâncias que corram, respiram o esporte, trocam experiências e se motivam.