Como cuidar da pele e do cabelo ao correr nesse verão

Confira dicas de cuidados essenciais para manter a vitalidade e a saúde enquanto se exercita em locais abertos com temperaturas mais altas

Atenção aos cuidados que devemos tomar com a exposição prolongada ao Sol durante a corrida
Arquivo Pessoal

Final de ano geralmente é um convite às atividades ao ar livre. Uma excelente maneira de se manter ativo e desfrutar do “ventinho na cara”, do Sol na pele e da sensação de liberdade longe dos escritórios e dos limites impostos pelas paredes.

Contudo, a exposição prolongada ao Sol, o vento e outros elementos climáticos podem afetar a saúde da pele e do cabelo. Pensando nisso, conversamos com a médica dermatologista Daniella Cury e preparamos algumas dicas de cuidados essenciais para manter a vitalidade e a saúde enquanto se exercita em locais abertos com temperaturas mais altas. 

Somado às dicas da “Doc Dany”, trago também alguns produtos testados e aprovados, eleitos como os melhores de 2023 aqui no Nosso Corre para essas situações: 

1. Proteção solar

“Sabemos que essa é uma recomendação conhecida por todos, mas a pele é o maior órgão do corpo humano”, lembra a médica dermatologista. ”O Sol é uma fonte valiosa de vitamina D, mas a exposição excessiva ou em horários de alta intensidade, pode causar danos à pele". 

Assim, a dermato recomenda que as áreas do rosto, colo e pescoço, que estão mais expostas na hora do exercício, recebam protetores com fatores acima de 50 e que tenham texturas mais espessas (grossas). “Recomendo muito o uso de protetores em bastão nessas áreas!”, afirma Dani Cury.

Áreas do rosto, colo e pescoço são as mais expostas na hora do exercício (Foto: Cacá Filippini)

Como usuária que sou da proteção solar até em dias nublados, eu, Cacá Filippini, já testei muitos produtos e tenho nesses quatro protetores as minhas apostas para os dias de treino ou atividades em locais abertos: Foto Ultra ISDIN® FPS99, Heliomax Gel Creme SPF70, LÓréal Paris Solar Expertise Antioleosidade FPS60 e Bioré UV Athlizm SPF50.

Reaplique a cada duas horas, especialmente se estiver suando.

2. Hidratação adequada

Essa dica também vale sempre como já falamos aqui em outro texto. Mantenha-se bem hidratado antes, durante e após a atividade física. Lembrando que a exposição ao Sol aumenta a perda de líquidos e pode levar à desidratação, afetando negativamente a pele e o cabelo. 

Lembre-se que a ingestão de eletrólitos ajuda a repor mais rapidamente o sódio e potássio, que são perdidos através do suor durante o exercício físico.

3. Vestuário adequado

Optar por roupas leves, tipo DryFit e de preferência com proteção UV, pode reduzir a exposição direta ao Sol e proteger a pele dos raios ultravioleta. “Como muitas vezes o suor remove a proteção solar química (dos produtos), usar roupas com proteção solar contra os raios UVA e UVB ajuda muito", esclarece a dermatologista. 

4. Cabelos protegidos

Use acessórios como bonés ou viseiras para proteger o couro cabeludo e os fios dos raios solares. Se tiver cabelos médios ou longos, prenda-os de forma confortável para evitar que fiquem emaranhados durante os exercícios. A trança folgada pode ser uma grande aliada.

Como corredora de cabelos compridos e após algumas conversas com a Doc Dany, recomendo umedecer os fios e aplicar leave-in ou protetor solar capilar antes de prendê-los. O produto aplicado servirá como uma barreira para a entrada do suor nos fios e ainda facilitará no pós-corrida.

Mercado apresenta ótimas opçõesn para proteger o couro cabeludo e os fios dos raios solares (Foto: Cacá Filippini)

Uma dica de ouro, que descobri em um bate papo com um grupo de dermatologistas esportistas: lave os cabelos sempre após a atividade física, em ambientes fechados ou abertos. A mistura do suor com a sujeira proveniente do ambiente (ex. poeira e poluição) resseca mais os cabelos do que lavá-los diariamente. 

Na seleção Nosso Corre 2023, temos os seguintes leave-in para o pré-treino: Be One Beauty, Amend Coco, Schwarzkopf Professional Blonde Wonders (para cabelos louros), Überliss Smoothing, Yama Beauty Long Repair.

5. Cuidados com a pele sensível

Se você tem pele sensível, escolha produtos de cuidados com a pele hipoalergênicos e sem fragrâncias irritantes. Preste atenção aos sinais de irritação, como vermelhidão ou coceira, e ajuste sua rotina conforme necessário. A conversa com seu médico dermatologista é essencial para que você encontre os melhores produtos para a sua pele. 

E, de um modo geral, Daniella recomenda evitar produtos agressivos e abrasivos na hora da limpeza da pele e cabelos, independente da sensibilidade. 

6. Hidratação pós-exercício

“Aposte em hidratantes com uréia e ceramidas para a hidratação corporal. E no rosto, produtos com ácido hialurônico", sugere a médica.

(foto ao lado do texto) 

Após a atividade física, além dos cabelos, hidrate a pele com um creme ou loção hidratante para repor a umidade perdida durante o suor. No corpo, dê atenção especial a áreas propensas a ressecamento, como cotovelos e joelhos. 

Separei três produtinhos coringas para o rosto que podem ser combinados a outros produtos de tratamento, sem medo: Bepantol Derma Hidratante Revitalizante (gosto muito, tanto para o corpo com rosto), Phyto Face FPS50 e KyleSkin by Kylie Jenner.

7. Proteção labial

Atenção aos lábios também, já que podem ser afetados pela exposição ao Sol e ao vento. Use um protetor labial com FPS para prevenir rachaduras e ressecamento. O mercado oferece uma gama enorme de produtos.

8. Evite maquiagem pesada

Para a mulherada que gosta de caprichar no visual antes do treino, usar maquiagem pesada pode obstruir os poros e prejudicar a transpiração natural da pele. Se desejar, opte por produtos leves e não comedogênicos (capaz de bloquear os poros).

É possível treinar sem descuidar do visual, inclusive da maquiagem (Foto: Cacá Filippini)

Atualmente, o mercado tem apresentado muitos protetores com cores e há, também, maquiagem própria para quem pratica atividade física. 

Bons exemplos que me acompanharam em 2023 foram: ISDIN Fotoprotector Mineral, Clinique Workout Makeup SPF40 (descontinuado aqui no Brasil, mas queridinho lá fora), Dermage BB Cream FPS80, Pinkcheeks Sport Foundation FPS44 e Clinique Mineral Powder SPF30

9. Exames dermatológicos regulares

Por fim, mas não menos importante: seja você homem ou mulher, faça exames dermatológicos regulares para monitorar qualquer alteração na pele, como pintas ou manchas. “O ckeck-up de pintas é importantíssimo, pois a alta incidência de radiação solar na pele no verão aumenta as chances do surgimento de câncer de pele", afirma a médica, que lembra ainda que as visitas ao dermatologista não devem ser esquecidas e devem acontecer, pelo menos, uma vez ano ou antes, caso note mudança em alguma pinta ou aparecimento de pintas novas. 

Ao adotar esses cuidados, você não apenas protegerá sua pele e cabelo dos efeitos adversos do ambiente externo, mas também promoverá a saúde e a vitalidade, permitindo que você desfrute plenamente do bem-estar de suas atividades físicas ao ar livre.

Vale lembrar que, assim como escolher o tênis perfeito para você, a escolha de produtos cosméticos é algo muito pessoal e toda os produtos supracitados nessa matéria foram testados por mim, mulher branca, ruiva, 44 anos, cabelos crespos, pele mista e com sardas. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.