Há quem diga que a melhor forma de conhecer um novo destino é caminhando por seus bairros e pontos turísticos. Mas para muitos corredores, assim como eu, a melhor forma mesmo, é correndo! Eu chamo de maraturismo: quando uno uma maratona a uma viagem internacional.
Mas eu não sou a única não. Todos os anos, milhares de corredores saem de suas casas, rumo a países e cidades em busca das medalhas mais cobiçadas. E a mais sonhada pela maioria é a Mandala Six Majors.
Majors
É formada pelas seis corridas da World Marathon Majors: Boston, Nova York, Berlim, Chicago, Londres e Tóquio. As provas de 42,195 km oferecem vagas para amadores e profissionais, separados sempre em pelotões, de acordo com a velocidade de cada grupo de corredores.
Para disputar uma das Majors, é necessário se programar com antecedência média de um ano, já que o período de inscrição acontece logo após a prova do ano. E basicamente, você consegue de quatro formas: por classificação de tempo estabelecido pela Organização (cada prova tem um), por sorteio (loteria), por doação às instituições de caridade ligadas à cada prova ou, então, comprando um pacote por agência especializada em maratonas. Nesse caso, você é obrigado a fechar o hotel com a agência e sempre paga mais caro.
Eu mesma garanti ontem mais uma Majors para a minha conta. Comigo, 48.500 concluintes na 45ª edição da Maratona de Chicago, que se destacou com três novos recordes.
Minha primeira foi Nova Iorque em 2022, que adquiri por agência e nessa edição, uma parceria com a Choose Chicago e o #NossoCorre.
Recordes da prova
O queniano Kevin Kiptum, de apenas 23 anos quebrou o recorde mundial e completou os 42,195 km em 2:00:35 (duas horas e trinta e cinco segundos). “Eu sabia que eu quebraria o recorde do percurso, mas o mundial ... estou tão feliz”, disse Kiptum logo após cruzar a linha de chegada. “Um recorde mundial não estava nos meus planos hoje, mas eu sabia que um dia seria meu”, completou.
O último recorde mundial alcançado em Chicago foi em 1999. E essa não foi a primeira vitória de Kiptum. Na edição desse ano da Maratona de Londres, o queniano também faturou o primeiro lugar e já anunciava que seria um forte concorrente do veterano Kipchoge, detentor da marca (não oficial) de 1:59:40 ... o primeiro e único ser humano a correr 42,195 km em menos de 2 horas.
A quebra do recorde da prova foi da corredora norueguesa Sifan Hassan, que fez sua estreia em uma maratona com tempo de 2:13:44 (duas horas, treze minutos e quarenta e quatro segundo), 30 segundos abaixo do recorde anterior. Minutos antes de começar a prova, Sifan disse: "Esse é só um começo pra mim".
E por fim, mas não menos especial, o para-atleta Marcel Hug também conquistou o recorde de cadeirantes da prova, realizando os mesmos 42,195 km em apenas 1:25:20 (uma hora, vinte e cinco minutos e vinte segundos).
Sobre a Maratona de Chicago
A maratona de Chicago é outra prova boa para quem quer fazer uma corrida rápida. Com percurso plano, disputa "os recordes" lado a lado com Berlim. Realizada desde 1977 sempre nos meses de outubro, a prova acontece em temperaturas baixíssimas. Mas ontem, o clima estava perfeito pra quem corre: dia nublado, termômetro na casa dos 8° e sem chuva.
A largada e chegada são feitas no Grant Park, ponto turístico de Chicago. E tudo é extremamente organizado e seguro. Seja na largada, na chegada ou no percurso que corta 29 distritos (bairros) da cidade, com multidões na rua apoiando e torcendo por corredores conhecidos ou não. Eu mesma ouvi meu nome sendo gritado por alguém, inúmeras vezes, acompanhado de "You're doing great" (Você está indo bem!) ou "You can make it" (Você consegue).
Brasileiros nas 6 principais corridas
A maratona é sempre um momento de muita alegria e festa por toda a cidade. São milhares de histórias. Gente de todo lugar do mundo. E nós, brasileiros, sempre nos destacamos em quantidade.
Só a assessoria esportiva com quem treino, MPR, esteve com 158 atletas nessa enorme maratona. "Um mar amarelo que invadiu Chicago", disse Marcos Paulo Reis.
O Brasil sustenta um número bem expressivo de mandalas: são 319 brasileiros que conquistaram as seis maiores corridas do mundo. E a cada nova prova esse número aumenta!
O destaque para a mais nova concluinte, mulher, fica para Adriana Aparecida da Silva, que fez as seis provas abaixo de 3 horas e é a primeira atleta de elite brasileira a conquistar a Mandala Major.
Ficou curioso para conferir mais sobre as seis maiores corridas? Então fica de olho no #NossoCorre que vem mais por aí....